Atendendo às demandas da sociedade e da Reitoria, o IQSC não para, mas está reorganizado

Seguindo orientações da Reitoria, a Direção do Instituto de Química de São Carlos adotou medidas temporárias e emergenciais visando preservar ao máximo a manutenção das atividades sem, contudo, colocar a comunidade em risco, mas garantindo a segurança de todos.

Medidas adotadas

Ensino
Todas as aulas presenciais (graduação e pós-graduação) estão suspensas por tempo indeterminado, desde o dia 16 de março. Enquanto isso, estão sendo adotadas medidas para minimizar impactos nos programas de ensino. Neste sentido, os docentes foram incentivados a ministrarem atividades remotas, inclusive com aulas online em tempo real.

Extensão
Todas as atividades culturais e de extensão estão suspensas para evitar aglomerações de pessoas, e com isso aderir às instruções governamentais.

Pesquisa
Algumas atividades estão sendo feitas remotamente e outras estão suspensas, sem prejuízo. As pesquisas de longa duração que podem gerar grandes perdas e aquelas que são essenciais estão mantidas, observando-se as novas formas se trabalho abaixo descritas.

Atendimento
Todos os funcionários técnicos e administrativos ativos estão desenvolvendo suas atividades durante a jornada de trabalho, enquadrando-se em uma das seguintes categorias:
– Turno de revezamento (dias alternados) e/ou escalonamento (entrada e saída diferenciados) somente aqueles em atividades essenciais que não permitam o trabalho remoto;
– Essencialmente em domicílio, realizando trabalho remoto. Enquadram-se nessa categoria todos os servidores que possam desempenhar atividades remotas e principalmente os servidores que se enquadram ou que residem com pessoas que se enquadram nas situações abaixo:
(a) com 60 anos de idade ou mais;
(b) responsável pelos cuidados de idosos com mais de 60 anos;
(c) com doenças respiratórias crônicas, cardiopatias, diabetes, hipertensão ou outras afecções que deprimam o sistema imunológico;
(d) com filhos até 10 anos;
(e) gestantes

Para os servidores com 60 anos de idade ou mais, a permanência em seu domicílio é compulsória, não é optativa.
Também devem permanecer em domicílio os pais de filhos com previsão de nascimento em até 30 dias.
O atendimento por telefone e/ou e-mail está mantido em todos os setores, durante a jornada de trabalho.

Biblioteca institucional
Está vedado o acesso às dependências da Biblioteca do Instituto.
O atendimento individualizado, desde que absolutamente necessário, deve ser pré-agendado por e-mail – bibiqsc@iqsc.usp.br
A devolução de obras estão postergadas automaticamente até o dia 22 de abril de 2020

Orientações sobre o coronavírus
Na página https://coronavirus.usp.br/#diretrizes está disponível um “Guia de prevenção sobre o coronavírus”, com informações sobre o que é o coronavírus, formas de proteção, transmissão, sintomas e procedimento em caso suspeito. Também é possível enviar dúvidas ou acessar a página do Ministério da Saúde sobre o assunto.

Pronunciamento do Diretor do IQSC
Acesse o vídeo com o pronunciamento do Diretor do IQSC, em 22 de março de 2020, clicando aqui.

texto: Sandra Zambon (Comunicação IQSC) com informações da Diretoria
foto: Henrique Fontes (IQSC)

VEJA TAMBÉM ...