Centro de Inclusão Social: Aluna que participa do projeto “A Matemática está em Tudo” é aprovada na CUCo

Amanda Francelino da Silva, que está no 3°ano do Ensino Médio, conseguiu, em meio à pandemia, obter sucesso na CUCo

“A educação é a arma mais poderosa que você pode usar para mudar o mundo” (MANDELA, 2003). O pensamento do célebre líder sul-africano, Nelson Mandela, aplica-se de modo primordial até a contemporaneidade, uma vez que, com bastante esforço, todos podemos deixar nossa marca no mundo, principalmente com o auxílio de muito estudo.

Essa tese é comprovada ao se observar o caso da aluna Amanda Francelino da Silva, que está no último ano do Ensino Médio, na Escola Estadual Gabriel Félix de São Carlos, e foi aprovada na Competição USP de Conhecimentos (CUCo) e, assim, conseguiu a premiação oferecida pelo concurso. A CUCo, criada no ano de 2017, visa valorizar e incentivar os alunos das escolas públicas de São Paulo, tentando, dessa maneira, diminuir as desigualdades sociais existentes, bem como facilitar o ingresso dos alunos em vulnerabilidade socioeconômica na Universidade de São Paulo.

De acordo com Amanda, a sensação ao descobrir a aprovação foi de extrema felicidade, pois ela já havia prestado a prova no ano anterior, mas não havia obtido êxito. O diferencial, segundo a estudante, foi o controle da ansiedade. Ademais, Amanda reforça que participar do projeto “A Matemática está em Tudo”, oferecido pelo Centro de Inclusão Social USP São Carlos – CIS USP SC, também foi de extrema importância, pois diversos conteúdos estudados foram cobrados na prova. Esse atividade educacional, cujos responsáveis são os professores José Marcos Alves e Carlos Goldenberg da EESC e a professora Edna Maura Zuffi, do ICMC, tem como objetivo apoiar alunos de Escolas Estaduais Públicas de São Carlos e Ibaté em sua aprendizagem de matemática, ensinar a beleza da matemática e a sua importância na formação educacional de qualquer pessoa.

Dessa forma, ainda segundo a aluna Amanda Francelino, o sonho de estudar na melhor universidade do Brasil permanece vivo por conta da premiação oferecida pela Competição USP de Conhecimentos: a) isenção da taxa de inscrição do vestibular FUVEST 2021;b) certificado especial emitido pela USP e FUVEST; c) visita monitorada a uma das Unidades de Ensino da USP; d) acesso a material de formação complementar em plataforma on-line exclusiva; e) possibilidade de ingresso direto no ensino superior por meio de Universidades parceiras que fizerem uso dos resultados da Competição USP de Conhecimentos (CUCo) referente ao ano de 2020 como critério de seleção.

A estudante afirmou que, caso não tivesse obtido a premiação, não iria prestar FUVEST.

Projetos de inclusão social, como “A Matemática está em Tudo” e a Competição USP de Conhecimentos, devem ser amplamente divulgados, uma vez que, por meio de ações análogas às citadas, a frase dita por Nelson Mandela poderá ser cada vez mais real pois a educação poderá mudar a realidade de muitos jovens brasileiros.

Texto: Arile Fernandes Lopes, aluna do curso de engenharia civil da EESC-USP, é monitora do projeto “A Matemática está em Tudo” com bolsa do Programa Unificado de Bolsas de Estudo para Apoio e Formação de Estudantes de Graduação (PUB-USP).