Artigo: Jogos Pan-Americanos de 1963: Uma importante celebração dentro dos 90 anos da USP

Por Tito José Bonagamba, professor titular do Instituto de Física de São Carlos da USP

Tito José Bonagamba – Foto: Reprodução/IEA-USP

Para quem aprecia o esporte é importante observar que, ao termos alcançado grande êxito nos Jogos Pan-Americanos de 2023, poderíamos ter celebrado de forma mais expressiva os 60 anos dos Jogos Pan-Americanos de 1963, que foram realizados em São Paulo, parcialmente na USP, com o Brasil brilhando em várias modalidades.

Basta fazer uma rápida pesquisa em documentos esportivos (como no site do Comitê Olímpico do Brasil) para obter informações mais detalhadas sobre os Jogos Pan-Americanos de 1963, incluindo as cerimônias realizadas, os locais onde foram alojados os participantes e realizadas as competições, bem como os nomes de ilustres atletas que participaram do importante evento esportivo, destacando Maria Esther Bueno, no tênis, bem como Jairzinho e Carlos Alberto Torres, no futebol. Nessas duas modalidades, alcançamos o ouro!

O judô foi a modalidade estreante nos Jogos Pan-Americanos de 1963, com a equipe brasileira brilhando com uma medalha de ouro, alcançada por Lhofei Shiozawa, e três de prata. Na sequência, a arte marcial japonesa teve sua estreia nas Olimpíadas de 1964, em Tóquio, no Japão, com Lhofei Shiozawa alcançando o expressivo quinto lugar.

Vale a pena revisitar este importante momento do esporte brasileiro e seus expressivos impactos.

Sobre os espaços utilizados na USP, no campus do Butantã, podemos destacar a Raia Olímpica, onde foram realizadas as competições de remo, e a Vila Pan-Americana, que foi construída para alojar as equipes esportivas e servindo, após o encerramento dos jogos, como residência universitária — o Crusp —, um relevante legado utilizado até hoje e que poucos sabem a origem!

Enfim, a USP sempre participando de eventos históricos importantes ao longo dos seus 90 anos, tendo monumentos vivos no campus do Butantã associados aos Jogos Pan-Americanos de 1963.