Avaliadores externos apresentam análise prospectiva das atividades da Universidade

A análise foi dividida em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação

No encontro, os avaliadores fizeram apresentações sobre como foram definidos os critérios para a avaliação das unidades acadêmicas e das áreas de conhecimento e os desafios considerados nessa avaliação – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

A Comissão Permanente de Avaliação (CPA), presidida pela vice-reitora Maria Arminda do Nascimento Arruda, promoveu, no dia 4 de maio, um encontro dos dirigentes da USP com os 11 avaliadores externos que fizeram a análise prospectiva das atividades da Universidade. O encontro foi realizado na Sala do Conselho Universitário, no prédio da Reitoria.

A análise desses assessores foi dividida em cinco eixos: gestão universitária, graduação, pós-graduação, pesquisa e cultura e extensão universitária e teve como base o Relatório de Autoavaliação, que abrange as atividades da Universidade desenvolvidas no período de 2018 a 2022, referente ao quinto ciclo de Avaliação Institucional. Também foram realizadas visitas técnicas dos assessores com os responsáveis pelas áreas na USP. O estudo contou, ainda, com a experiência dos avaliadores e de seus conhecimentos sobre as melhores práticas de outras universidades do Brasil e do exterior. Esse estudo deverá subsidiar o planejamento estratégico da USP e a elaboração de diretrizes para os próximos ciclos avaliativos.

No encontro, os avaliadores fizeram apresentações sobre como foram definidos os critérios para a avaliação das unidades acadêmicas e das áreas de conhecimento e os desafios considerados nessa avaliação, como os efeitos da pandemia da covid-19 e as restrições orçamentárias enfrentadas pela Universidade nos últimos anos.

Há cinco anos, a USP iniciou o quinto Ciclo de Avaliação Institucional, após a implementação de reformas no regimento da CPA, como a criação da Câmara de Avaliação Institucional (CAI), da Câmara de Avaliação Docente (CAD) e a adoção do projeto acadêmico como um instrumento de planejamento e orientação à atuação das Unidades Acadêmicas, de seus departamentos e do corpo docente.

No segundo semestre de 2022, 52 Unidades encaminharam os relatórios relativos à execução dos seus projetos acadêmicos para a avaliação da CAI e, agora, estão recebendo os pareceres emitidos por aquela Câmara e aprovados pela CPA. De maneira complementar a esta análise intima, a Universidade convidou 11 professores de outras instituições de ensino superior para produzirem uma avaliação crítica complementar ao trabalho da CAI.

Na abertura do evento, a vice-reitora falou sobre a importância da autoavaliação da Universidade e lembrou do início do processo de avaliação institucional na Universidade na gestão do então reitor José Goldemberg, em 1990 – Foto: Marcos Santos / USP Imagens

Sentidos sociais

Na abertura do evento, a vice-reitora falou sobre a importância da autoavaliação da Universidade e lembrou do início do processo de avaliação institucional na Universidade na gestão do então reitor José Goldemberg, em 1990, quando foi criada a Comissão Permanente de Avaliação. “Ele teve o pioneirismo de provocar a avaliação na Universidade e lançar as bases de parâmetros minimamente comuns às diferentes Unidades Acadêmicas”, afirmou.

“Buscou-se com estes destacados pesquisadores e gestores universitários construir uma reflexão crítica complementando o brilhante trabalho realizado pela CAI e, principalmente, colher recomendações fundamentadas em suas amplas experiências que possam subsidiar o processo de planejamento das Unidades e da própria USP”, considerou Maria Arminda.

“Cientes do sentidos sociais maiores que fundamentam a avaliação, quais sejam o fortalecimento da cultura democrática dentro da Universidade, de sua transparência junto à sociedade e sua internacionalização, chegamos ao presente momento municiados com boas soluções institucionais, mas que devem ser ainda mais eficientes. Vislumbro com o fechamento deste ciclo quinto de avaliação a oportunidade de dar um passo adiante com a criação de uma estrutura institucional de apoio às Unidades Acadêmicos no planejamento e na instituição de seus projetos acadêmicos”, destacou.

O presidente da CAI e professor da Escola Superior de Agricultura Luiz de Queiroz (Esalq), José Roberto Spotti Lopes, também ressaltou que os resultados alcançados pela avaliação externa representam o início de uma nova etapa da avaliação na USP, pois “estamos iniciando a reflexão para os próximos projetos acadêmicos”. Lopes explicou que os pareceres da CAI foram enviados às Unidades e, a partir do próximo dia 10 de maio, serão promovidos encontros da Comissão com os dirigentes desses órgãos para a discussão dos relatórios.

O reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior expressou o compromisso da Reitoria em elaborar, no segundo semestre deste ano, o plano institucional da Universidade a partir dos documentos e relatórios produzidos pela CPA. “Precisamos de uma visão atual, de modernidade, do caminho que temos que seguir. Esse documento deverá ser enxuto, de fácil consulta para todos”, considerou.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP