Aviação Verde: O Futuro das Aeronaves a Hidrogênio

Aviões movidos a hidrogênio, seja por meio de eletricidade produzida a partir de hidrogênio e/ou motores a jato diretamente alimentados por hidrogênio, podem reduzir drasticamente as emissões de carbono e são reconhecidos como um meio de transporte aéreo promissor para um futuro verde.

Prof. Dr. Diao Xungang. Foto: acervo do pesquisador

Para abordar o assunto o Instituto de Química de São Carlos recebe o professor Dr. Diao Xungang, da Beihang University – School of Energy and Power Engineering, em Pequim, na China, que profere palestra presencial no dia 13 de março de 2024

“A apresentação fornecerá uma introdução sobre os recentes desenvolvimentos e a história das aeronaves movidas a hidrogênio em diferentes países ao redor do mundo.  Serão abordadas algumas tecnologias críticas relacionadas às aeronaves movidas a hidrogênio, como células de combustível de membrana de troca de prótons e motores movidos a hidrogênio para aeronave, assim como seus materiais relevantes com propriedades de fragilização pelo hidrogênio e resistência à corrosão eletroquímica”, explica o convidado, acrescentando que o armazenamento de hidrogênio líquido para motores de aeronaves também é uma tecnologia desafiadora.

O palestrante é  pesquisador da School of Energy and Power Engineering da Beihang University e vice-presidente do Comitê de Eletrocromismo da Sociedade Chinesa de Ciência e Tecnologia de Imagens. Ele estudou e trabalhou na Universidade de Lanzhou, no Instituto de Engenharia Física e Química da Indústria Nuclear, na Universidade Tsinghua, no Centro de Pesquisa em Física do Brasil, no RIKEN do Japão, no Instituto Real de Tecnologia KTH da Suécia e na Universidade de Tianjin.  Publicou mais de 210 artigos acadêmicos com 3300 citações e um índice H de 35, liderou mais de 40 projetos de pesquisa científica e tecnológica, obteve doze patentes de invenção.  Conquistou um primeiro prêmio e três segundos prêmios em nível provincial e ministerial por pesquisas e educação.

A coordenação do evento é feita pela professora Dra. Agnieszka Joanna Pawlicka Maule,  do Grupo de Materiais e Dispositivos Eletroquímico, do IQSC-USP.

Agende:
“Hydrogen Aircraft”
13/03/2024, 16h-17h30, anfiteatro “Prof. Milan Trsic” do edifício Q1 do IQSC-USP
Av. Trabalhador São-carlense, 400
Evento presencial, aberto aos interessados.
Inscrições: no site do IQSC

por Sandra Zambon/Comunicação IQSC com informações do pesquisador