Chamada de trabalhos para a Edição Temática da Revista Risco sobre Jorge Caron

A Revista Risco lança chamada para artigos que serão publicados em sua Edição Temática dedicada ao arquiteto Jorge Caron (1936-2000).

Profissional polivalente – arquiteto, designer, cenógrafo, artista plástico, educador – Caron, assim como outros arquitetos da geração pós-Brasília, teve produção significativa e relevante e ainda tem sua obra pouco estudada. É assim que a Edição Temática da Risco pretende divulgar parte de sua produção, de escritos a desenhos e projetos, reunindo textos e depoimentos de colaboradores das mais diversas áreas, para a qual convidamos estudiosos e pesquisadores da Arquitetura brasileira que enviem seus trabalhos.

Como parte das comemorações do biênio 2020-2021, que celebra os 10 anos do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da USP, 35 anos do seu curso de graduação e 50 anos do seu programa de pós-graduação, o IAU-USP realizou em agosto de 2020 o “Colóquio Arquiteto Jorge Osvaldo Caron”, que permitiu a revisão de seu perfil profissional interdisciplinar, bem como seu legado amplo e diverso, ao rememorá-lo nos 20 anos de seu falecimento. Dando continuidade aos trabalhos, depoimentos e reflexões que então foram apresentados por ex-colegas, ex-alunos e pesquisadores, a Edição Temática da Revista Risco sobre Caron pretende não apenas se debruçar sobre sua produção múltipla, mas também situá-la no contexto cultural e político dos anos 1960 a 2000, contrapondo-a a outras produções nos campos da Arquitetura e do Urbanismo e de seu ensino, como também em relação à cenografia e às artes plásticas.

O experimentalismo foi característica presente nos múltiplos projetos de Caron, em seus figurinos e cenários, nas suas soluções construtivas, no design de objetos e mobiliário, em suas residências e, em especial, no projeto da Torre da TV Cultura na cidade de São Paulo, importante marco na paisagem paulistana, além do monumento ao ex-combatente instalado na Praça Carlos Gardel, próximo ao Parque do Ibirapuera, também na cidade de São Paulo. Em sua atuação político-cultural junto a instituições profissionais, em especial o Sindicato dos Arquitetos e Urbanistas do Estado de São Paulo, Caron dedicará parte importante de sua trajetória profissional ao ensino de Arquitetura e Urbanismo, tendo se destacado como idealizador de experiência pedagógica inovadora na formação de arquitetos e urbanistas, como no curso que criou junto à Faculdade de Belas Artes de São Paulo, no período 1979-1984.

Parte da Edição Temática, cujo lançamento está previsto para o primeiro quadrimestre de 2022, consistirá na reunião de textos e projetos de Caron, publicados em revistas, jornais e boletins, além de material inédito de seu acervo, que está sob os cuidados da Biblioteca do IAU-USP. Outra parte consistirá em depoimentos e ensaios apresentados durante o Colóquio de agosto de 2020. Das contribuições esperam-se estudos e reflexões acerca da produção arquitetônica do período histórico vivenciado pelo arquiteto, buscando-se a construção de um quadro que contribua para contextualizar sua obra, contemplando diálogos, conflitos e debates ao longo de sua trajetória.

Da produção de Caron, pretendemos publicar uma pequena coletânea de seus textos, projetos de arquitetura, de cenografia e figurino, de mobiliário, o plano do campus universitário da Unesp em Botucatu, desenhos, gravuras e pinturas. Também serão incluídos depoimentos e artigos sobre aspectos da trajetória profissional de Caron escritos por participantes do Colóquio. Além de artigos sobre a trajetória profissional de Caron e seu contexto político-cultural, objetos desta chamada, resenhas de livros sobre outros arquitetos do período serão bem-vindos.

Com a Edição Temática da Revista Risco sobre Jorge Caron espera-se não apenas a divulgação de sua obra, suscitando novos estudos a respeito, mas também a divulgação de estudos e pesquisas em andamento ou já concluídos, de modo a colocar em evidência um arquiteto, urbanista e professor com uma trajetória profissional ímpar e criativa, engajada politicamente em uma perspectiva crítica, humanista e transformadora.

Data limite para envio de artigos conforme as normas da Revista Risco:

30 de junho de 2021

Com informações do IAU