Ciclo Debates LEAUC “Cidade(s): imaginários e perspectivas no mundo pós-pandêmico”

Articulado com uma série de eventos e atividades do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, no dia 29 de junho, às 17 horas, será promovido mais um encontro do Ciclo de Debates LEAUC Cidade(s): imaginários e perspectivas no mundo pós-pandêmico.

Esses encontros buscam, sob diferentes perspectivas e contextos, refletir sobre potenciais desdobramentos da pandemia do covid-19 na transformação do urbano, suas morfologias e padrões de sociabilização, no espaço público e em suas práticas socioespaciais.

Questionando, de forma prospectiva, imaginários e visões de cidade(s), aspectos de dimensões contemporâneas na produção de um espaço urbano como commons, não como uma commodity (formulação originalmente apresentada por Elinor Ostrom, ganhadora do Nobel de Economia, em relação a produção do conhecimento), esses debates tem como eixo as pesquisas e reflexões de destacados colegas pesquisadores.

No dia 29, às 17 horas, o evento contará com a participação de:

• Beatriz Toscano, Socióloga. Pesquisadora Associada e Docente, Institute for Sustainable Urban Development, University of Applied Sciences Dusseldorf. Pesquisas com foco em Políticas Urbanas e Filosofia Social e Política. Publicações recentes: Vacuo Abhorrere. Ergonomia de un espacio ocupado. In Astragalo; Ecological Intensities: The Conquering back of Nature in the Context Shrinking Cities. In A paisagem como problema: conhecer para proteger, gerir e ordenar, Pedro Fidalgo (Org.).
  • Carlos Tapia, Arquiteto. Pesquisador OUT_Arquias e Professor Titular Teoria e Composição Arquitetônica, Escuela Técnica Superior de Arquitectura, Universidad de Sevilla. Pesquisas com foco no Pensamento Arquitetônico Contemporâneo, Visões e Imaginários da Cidade. Publicações recentes: In-between Architecture. Threads, drives and transfers in the architectural thinking of Carlos Tapia (co-autoria com David Grahame e Fernando Zalamea); La ciudad bajo el signo de Afrodita Pandemos, In: Geopolítica(s): Revista de Estudios sobre Espacio y Poder. (https://dx.doi.org/10.5209/geop.69315)
  • Moderação: Maíra Daitx. Pesquisadora do LEAUC.

Transmissão youtube/iauusp no link:

Por IAU