Cinco áreas de concentração da USP estão entre as 50 melhores do mundo segundo ranking chinês

O Global Ranking of Academic Subjects 2023 avaliou mais de 5 mil universidades de 104 países; nesta semana também foi divulgado o THE by Subject

Ranking ARWU

Áreas de concentração da USP figuram entre as melhores instituições do mundo – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

Foi divulgado, no dia 27 de outubro, o Global Ranking of Academic Subjects 2023, elaborado pela consultoria chinesa Shanghai Ranking. O ranking avaliou mais de 5 mil universidades de 104 países em 55 áreas de concentração, agrupadas em cinco grandes temas: Ciências Naturais, Engenharia, Ciências da Vida, Ciências Médicas e Ciências Sociais.

A USP foi classificada em 34 áreas de concentração e figura entre as 50 melhores instituições do mundo em cinco delas: Odontologia (14º), Ciências Agrícolas (23º), Veterinária (30º), Engenharia de Alimentos (31º lugar) e Engenharia Têxtil (31º).

Em outras 7 áreas de concentração, a Universidade está no grupo que ocupa as posições entre o 51º e o 76º lugar: Matemática, Geografia, Ecologia, Biotecnologia, Engenharia de Minas, Saúde Pública e Ciências Farmacêuticas.

Entre as 150 melhores do mundo estão Física, Oceanografia, Ciências Atmosféricas, Ciência de Instrumentos e Tecnologia, Engenharia Metalúrgica, Ciências Biológicas, Ciências Biomédicas e Clínica Médica.

O ranking analisa os dados bibliométricos, levando em consideração cinco indicadores: número de artigos publicados; impacto dos artigos indexados no InCities; extensão da colaboração internacional; número de artigos publicados em revistas de impacto; e número de docentes premiados internacionalmente. A classificação por área de concentração é divulgada desde 2009.

Global Ranking of Academic Subjects é uma vertente do Academic Ranking of World Universities (ARWU), publicado desde 2003 pela Shanghai Jiao Tong University e considerado um dos precursores dos rankings de universidades.

Veja, a seguir, a classificação da USP em cada uma das 34 áreas de concentração.

Destaques nas áreas

A consultoria britânica Times Higher Education (THE) também divulgou sua classificação que considera 11 áreas do conhecimento, o THE by Subject.

Nesse ranking, a USP avançou posições em 8 áreas: Artes e Humanidades, Ciências da Vida, Ciências Sociais, Educação, Engenharia, Física, Negócios e Economia e Psicologia.

A USP ficou entre as 100 melhores universidades do mundo em duas das 11 áreas do conhecimento: Clínica e Saúde (88º lugar) e Educação (87º).

THE by Subject emprega os mesmos critérios utilizados no ranking mundial da THE, mas adaptados para cada área de concentração. São considerados 13 indicadores de desempenho, dentro de cinco áreas: Ensino (ambiente de aprendizagem); Pesquisa (volume, renda e reputação); Citações (influência da pesquisa); Perspectiva Internacional (pessoal, estudantes e pesquisa); e Renda da Indústria (transferência de conhecimento).

Neste ano, a USP foi a universidade latino-americana mais bem classificada no World University Rankings, divulgado pela THE no dia 27 de setembro.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP