Confira a programação do Festival Chorando Sem Parar

A 15ª edição do Festival Chorando Sem Parar, em São Carlos, começou na última segunda-feira, dia 3, e vai até domingo, 9, contando com apresentações musicais, oficinas, workshops e mesas-redondas.

No encerramento do Festival, no dia 9, ocorre grande encontro de instrumentistas de renome, brasileiros e estrangeiros para a esperada programação de 12 horas de revezamento ininterrupto dos artistas convidados. Todas as atividades são gratuitas.

O homenageado deste ano é Radamés Gnattali. Nascido em Porto Alegre, em 1906, e radicado no Rio de Janeiro desde a década de 1930, o músico veio a falecer em 13 de fevereiro de 1988. O ano de 2018, portanto, marca os 30 anos dessa perda.

É considerado um dos músicos mais completos na história da música brasileira. Aos 14 anos entrou para o Conservatório de Porto Alegre para estudar piano, sendo aluno de Guilherme Fontainha, contudo, se debruçou sobre uma série de outros instrumentos ao longo de sua carreira. Sua obra gerou um arco de influências que vai de Tom Jobim a Paulinho da Viola, e foi peça fundamental no movimento de redescoberta do Choro, ocorrido na década de 1970.

Atuou como incentivador e mestre de jovens instrumentistas como Raphael Rabello, Joel Nascimento, Maurício Carrilho, entre outros, inspirando a criação de algumas das mais relevantes formações para a retomada e revitalização do Choro, como a “Camerata Carioca”. Trabalhou durante 30 anos na Rádio Nacional, onde criou a “Orquestra Carioca”, o primeiro programa de rádio a dedicar-se exclusivamente à música brasileira. Acrescida de dois violões, cavaquinho e vasta percussão, dá origem em 1943 à “Orquestra Brasileira de Radamés Gnattali”, do programa “Um milhão de melodias”, dando um colorido brasileiro aos sucessos estrangeiros. Radamés é visto como o eterno experimentador, diluindo as fronteiras entre a música erudita e a popular. Talvez seja impossível mensurar o tamanho de sua contribuição para a música brasileira.

Confira a programação

Quinta-feira, dia 6

• 20 horas – Conversa musical com Zeca Assumpção – sua trajetória e suas histórias com Radamés. Local: Teatro do Sesc São Carlos

Sexta-feira, dia 7