Conselho Universitário aprova recondução dos pró-reitores para os próximos dois anos

Os cinco pró-reitores e respectivos pró-reitores adjuntos foram eleitos para o mandato que vigorará até 2026

(Da esq. p/ dir.) Os pró-reitores reconduzidos: Ana Lanna (Inclusão e Pertencimento), Rodrigo Callado (Pós-Graduação), Paulo Nussenzveig (Pesquisa e Inovação), Marli Quadros (Cultura e Extensão Universitária) e Aluísio Segurado (Graduação) – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Conselho Universitário aprovou, na sessão realizada no dia 20 de fevereiro, a recondução dos cinco pró-reitores e respectivos pró-reitores adjuntos para o mandato até 2026.

Foram reconduzidos os professores Aluísio Augusto Cotrim Segurado e Marcos Garcia Neira (Graduação); Rodrigo do Tocantins Calado de Saloma Rodrigues e Adenilso da Silva Simão (Pós-Graduação); Paulo Alberto Nussenzveig; Susana Inés Córdoba de Torresi e Raúl González Lima (Pesquisa e Inovação); Marli Quadros Leite e Hussam El Dine Zaher (Cultura e Extensão Universitária); e Ana Lucia Duarte Lanna e Miriam Debieux Rosa (Inclusão e Pertencimento).

No início da reunião, o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior apresentou um breve resumo das atividades realizadas pelas Pró-Reitorias durante os anos de 2022 e 2023 e as propostas para o próximo biênio em cada uma das áreas. Carlotti ressaltou que, para os próximos dois anos, a tônica da gestão será o aprimoramento das ações que estão sendo desenvolvidas e a proposição de novos programas.

Na Graduação, o reitor destacou, dentre outros projetos, a necessidade da avaliação das formas de ingresso dos novos alunos – Fuvest, Enem USP e Provão Paulista – para garantir que todas as vagas sejam preenchidas, e a reestruturação e atualização dos currículos dos cursos.

Na Pós-Graduação, uma das propostas apresentadas diz respeito à integração dos processos seletivos dos programas de Mestrado e Doutorado, além do fortalecimento das parcerias com empresas e instituições. Também deverá ser discutida a implementação do novo modelo de pós-graduação.

A continuidade do Programa de Apoio aos Novos Docentes da USP, para oferecer as condições iniciais para o estabelecimento de uma infraestrutura de apoio às atividades de pesquisa, e o lançamento de uma nova edição do edital de Apoio a Projetos de Pesquisa com Iniciativas de Ciência Cidadã foram duas das ações destacadas na Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI).

Esta foi a primeira sessão do Conselho Universitário no ano de 2024, que teve como principal pauta a recondução do mandato dos pró-reitores – Foto: Cecília Bastos / USP Imagens

Em relação à Pró-Reitoria de Cultura e Extensão Universitária (PRCEU), algumas das ações a serem desenvolvidas são a definição de estratégias para ampliar a oferta de cursos de extensão em todas as modalidades, a continuidade da implantação do programa de curricularização da extensão e a conclusão do programa de Museus Itinerantes dentro das comemorações dos 90 anos da USP.

Consolidar a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP) como estrutura de gestão e promover cursos, campanhas, encontros e seminários para fomentar a formação em diversidade de inclusão são alguns dos objetivos da PRIP para os próximos dois anos.

Comissões permanentes e Fapesp

Na mesma sessão, foram eleitos os membros das três Comissões Permanentes do Conselho Universitário – Comissão de Legislação e Recursos (CLR), Comissão de Orçamento e Patrimônio (COP) e Comissão de Atividades Acadêmicas (CAA), além dos novos integrantes para compor a Comissão de Ética da USP (clique aqui para acessar a relação completa dos nomes escolhidos).

Também foram escolhidos pelo Conselho Universitário os professores Maria Arminda do Nascimento Arruda, Ana Elisa Liberatore Silva Bechara e Ignácio Maria Poveda Velasco, na área de Humanas; Hamilton Brandão Varela de Albuquerque, Marcílio Alves e Maria Cristina Ferreira de Oliveira, na área de Exatas; Marco Antonio Zago, Marie-Anne Van Sluys e Roger Chammas, na área de Biológicas, para comporem o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A relação será encaminhada ao governador do Estado, a quem cabe a definição dos novos membros do conselho.

Por Adriana Cruz – Jornal da USP