Delegação da Universidade de Tecnologia de Guangdong (R. P. China) visita IFSC/USP

Uma delegação da Universidade de Tecnologia de Guangdong – República Popular da China – visitou no passado dia 05 de outubro o IFSC/USP com o intuito de aprofundar as relações entre as duas instituições de ensino superior.

O programa da visita foi coordenado por um dos responsáveis da Comissão de Relações Internacionais de nosso Instituto (CRINT/IFSC), Prof. Diogo Boito, que contou com a presença do Diretor do IFSC/USP, Prof. Osvaldo Novais de Oliveira Junior.

Além da apresentação institucional da Universidade de Tecnologia de Guangdong, o encontro inicial contou, ainda, com as apresentações do Instituto de Química de São Carlos (IQSC/USP), através do Prof. Fabio Henrique Barros de Lima, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), por intermédio da Profª Lucia Shimbo, e do IFSC/USP, através do Prof. Diogo Boito.

O programa incluiu, ainda, uma visita às instalações do IFSC/USP e ao campus da USP de São Carlos, terminando com um almoço de despedida.

A Universidade de Tecnologia de Guangdong

Fundada em 1958, a Universidade de Tecnologia de Guangdong é uma universidade multidisciplinar, especializada em ensino de engenharia, oferecendo, também, uma ampla gama de programas educacionais em ciência, tecnologia, gestão, economia, humanidades, artes e direito.

Como uma universidade provincial de ciência e tecnologia de alto nível e de vanguarda, a Universidade de Guangdong tem aprofundado, há mais de sessenta anos, a sua integração com a indústria e promovendo continuamente o progresso académico e de pesquisa. Pela primeira vez, em 2019, ela foi listada no THE (Times Higher Education) World University Rankings e na lista “Top 1000” do ARWU (Academic Rankings of World Universities), tendo ficado, em 2020, no 51º lugar entre as  universidades do continente chinês no Times Higher Education Emerging Economies University Rankings e no 268º lugar entre as universidades de engenharia em 2020 US News & World Report Best Global Universities Rankings (45º na China).

Cidade de Guangzhou

A Universidade de Tecnologia de Guangdong está localizada em Guangzhou, uma cidade famosa localizada no sul da China e possui quatro campi, sendo que cada um deles se dedica a uma especialidade.

Atualmente, a Universidade de Tecnologia de Guangdong conta com um total de vinte escolas, quatro centros de ensino de cursos públicos e seis estações móveis de pós-doutorado.  Trabalham nesta universidade mais de dois mil professores em tempo integral, incluindo cerca de quatrocentos professores e setecentos professores associados.

O currículo completo relativo a bacharelado, mestre e doutor conta atualmente com oitenta e uma especializações em seus programas de graduação, vinte e três programas de mestrado de primeira classe e sete programas de doutorado de primeira classe. Existem mais de quarenta e quatro mil alunos em tempo integral, incluindo mais de trinta e seis graduandos e sete mil pós-graduados.

Universidade de Tecnologia de Guangdong

Clique AQUI  para saber mais sobre a Universidade de Tecnologia de Guangdong.

Por Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP