Dia 3 de outubro: IAU promove nova edição do “Urbanicidades”

O Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo convida para a terceira sessão do Urbanicidades, que acontece nesta terça-feira, dia 3 de outubro, às 18h30, com a exibição do filme Show de Truman – O Show da Vida (1998), que ocorrerá no Auditório Paulo de Camargo e Almeida (IAU-USP).

Urbanicidades termo que recupera noções como urbano, urbanidade e cidade – comparece desde 2015 como um experimento interno aos encontros do grupo de pesquisa Laboratório de Estudos do Ambiente Urbano Contemporâneo, um exercício epistemológico sobre a observação da cidade como uma realidade e ideação em constante transformação, questionando seus processos de conformação, como a habitamos e por ela somos habitados, e que cidades partilhamos e (re)produzimos em nossas práticas. O objetivo do ciclo é provocar a reflexão, compartilhando com um público mais amplo uma dinâmica interna ao grupo, aberto à comunidade intra e extra-acadêmica, como forma de ampliação da discussão.

Em sua décima primeira edição, o Ciclo do Urbanicidades intitulado Mundos Humanos, Mundos Urbanos, aborda discussões sobre a cidade, seu espaço urbano e suas relações sociais e espaciais, colocando em perspectiva seu processo de construção física e cultural, até suas implicações atuais: o debate sobre o Antropoceno e suas consequências. Diante da urgência do debate, o novo ciclo do Urbanicidades busca contribuir com reflexões críticas a partir de filmes que perpassam a temática do Antropoceno, sobretudo aquelas que abordam as relações entre os seres humanos, a natureza, o tempo e o avanço das tecnologias, para que possamos construir novas perspectivas e olhares sobre o futuro e para a humanidade.

O filme “Show de Truman – O Show da Vida” aborda a vida pacata de Truman Burbank, um vendedor de seguros, que leva uma vida simples com sua esposa Meryl Burbank. Porém, algumas coisas ao seu redor fazem com que ele passe a estranhar sua cidade, seus supostos amigos e até sua mulher. Após conhecer a misteriosa Lauren, ele fica intrigado e acaba descobrindo que toda sua vida foi monitorada por câmeras e transmitida em rede nacional. O filme traz de maneira cômica e dramática inúmeras questões filosóficas e reflexões sobre a vida, a ética, as relações humanas, o que é real ou não, a liberdade e outros pontos relevantes.

Após a exibição do filme será realizado um debate com a presença do prof. Márcio José Catelan (UNESP) e da profa. Carolina Akemi M. M. Nakahara (IAU-USP).

Além desta sessão, ainda teremos mais duas sessões, uma no dia 10/10 com a exibição de “Frágil Equilíbrio” (2016) e outra no dia 07/11 com a exibição de “Antropoceno: A Era Humana” (2018).

Serão oferecidos certificados de participação àqueles presentes em ao menos três das cinco sessões do ciclo.

 

Com informações do IAU

VEJA TAMBÉM ...