Diagnóstico de Câncer: cerumenograma – o que nossos ouvidos têm a nos dizer?

Nesta sexta-feira, 28 de fevereiro, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe o pesquisador Nelson Roberto Antoniosi Filho, da Universidade Federal de Goiás, para abordar um novo método de diagnóstico de câncer – o cerumenograma -, “que emprega cera de ouvido como uma nova biomatriz para diagnóstico”, informou o convidado.

“A cera é um produto de secreção que concentra aquilo que é uma impressão digital do que as nossas células produzem. Então, quando a cera é produzida, ela tem ali componentes que podem ter sido produzidos por células saudáveis e por células cancerosas”, explicou o palestrante em entrevista concedida ao Instituto Oncoguia.

“O diagnóstico é efetuado diretamente na cera do ouvido, coletada através de processo não invasivo, analisada através de cromatografia gasosa no modo headspace acoplada a espectrometria de massas (HS/GC-MS). Além de não invasivo, o processo é rápido, barato, e exato”, complementou.

Nelson Antoniosi Filho concluiu o doutorado no IQSC-USP em 1995 e o pós-doutorado na UNICAMP em 1996, ano em que foi contratado pela Universidade Federal de Goiás, onde atua. Recebeu diversos prêmios e homenagens, destacando o Prêmio FINEP de Inovação 2012 da Região Centro-Oeste.  Sua produção científica e tecnológica remete aos termos: cromatografia gasosa de alta resolução, cromatografia líquisa de alta eficiência, espectrometria de massas, análise térmica, controle de qualidade, poluentes ambientais, óleos e gorduras, ácidos graxos, acilglicerídeos e biodiesel.

A palestra será às 10h30 no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC. Todos os interessados podem participar gratuitamente. A coordenação da atividade é realizada pelo professor Fernando Mauro Lanças, do Grupo de Cromatografia do IQSC-USP.

Endereço: Av. Trabalhador são-carlense, 400 – Área 1 do Campus USP
Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Contato: (16) 3373-8272 ou 3373-9966

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)