“Diálogos na USP” discute se há vacina contra fake news e desinformação

O programa Diálogos na USP desta sexta-feira, 16 de setembro, às 11h, discutirá como lidar com os males causados pela desinformação e pelas fake news.

Mais do que informações incorretas, fake news, desinformação, pós-verdade e outras expressões semelhantes têm uma única finalidade: levar confusão e espalhar conteúdos mentirosos na sociedade. Seja atacando figuras públicas, levantar dúvidas sobre a eficácia de vacinas e remédios ou mesmo estender uma sombra de dúvidas nas mais diversas discussões, essas ações acabam por causar um grande impacto em grande parte da população. Mas há vacina contra fake news e contra a desinformação? É justamente isso que o Diálogos na USP desta semana vai discutir.

Os convidados desta semana são Daniela Osvald Ramos, professora da Escola de Comunicações e Artes da USP (ECA-USP) e coordenadora do Observatório de Comunicação, Liberdade de Expressão e Censura – Obcom-USP, e Ivan Paganotti, doutor em Ciências da Comunicação pela ECA-USP, professor da Universidade Metodista de São Paulo e um dos criadores do curso on-line de educação midiática Vaza, falsiane.

A apresentação do Diálogos na USP  é do jornalista Marcello Rollemberg.

Por Marcello Rollemberg – Jornal da USP