Docente do IAU é aprovada para residência em pesquisa no IEA-Paris

Mobilidade internacional da professora Lúcia Shimbo tem início em setembro deste ano e dura por 10 meses

A professora Lúcia Zanin Shimbo, do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU) da USP, em São Carlos, embarca para Paris em setembro de 2024 para desenvolver uma pesquisa sobre a hipótese da financeirização planetária. A livre-docente foi aprovada para o Institut d’Études Avancées de Paris (IEA-Paris), que faz parte do programa French Institutes for Advanced Study Fellowship (FIAS).

Com um processo altamente seletivo, o programa busca promover a criatividade, a inovação e a interdisciplinaridade. Para participar das pesquisas propostas e dos eventos acadêmicos, a docente permanecerá 10 meses no território francês, com retorno previsto para junho de 2025.

Cerca de 15 pesquisadores das áreas de Ciências Sociais e Humanas, Neurociências e Humanidades foram selecionados para esse processo de mobilidade internacional, que existe desde 2007 e é financiado pelo Governo Francês.

Do que se trata a pesquisa?

Com a pesquisa intitulada The production of value in built and unbuilt environments: Towards planetary financialization?, a docente busca mapear a financeirização e seus diversos efeitos políticos, sociais e ecológicos em diferentes espaços e ambientes.

A ideia é compreender como os atores do mercado de capitais e suas práticas de investimento usam a terra e o que é construído ou plantado sobre ela, ou escondido sob ela, sem mencionar o sol e o vento que a tocam, como base para a acumulação capitalista, por meio de instrumentos de financiamento, valorização e capitalização cada vez mais guiados por uma lógica financeirizada.

A pesquisa será realizada conjuntamente com o parceiro científico local, o  Dr. Ludovic Halbert (Laboratoire Techniques, Territoires, Sociétés – LATTS, Université Gustave Eiffel, Ecole des Ponts ParisTech e CNRS). Como objetivo final, ambos procuram elaborar, testar e disseminar um quadro teórico e metodológico para explicar a hipótese da financeirização planetária.

Além das conquistas relacionadas à pesquisa desenvolvida, a oportunidade traz benefícios ao Instituto de Arquitetura e Urbanismo por meio do fortalecimento da internacionalização, da elaboração de um projeto internacional de pesquisa, da publicação de artigo em revista internacional e de livro organizado e da aquisição de aportes teóricos para a disciplina de pós-graduação.

A chamada para o ano de 2025-2026 está aberta e pode ser conferida no site da instituição.