Escola de ciência avançada em materiais quânticos tem inscrições para pós-graduandos

Evento no Instituto de Física da USP envolve minicursos e palestras com pesquisadores líderes na área de materiais quânticos; inscrições vão até o dia 26 de fevereiro e 100 selecionados terão despesas pagas pela Fapesp

Materiais quânticos são tema de evento de ciência avançada – Foto: Freepik

Estão abertas as inscrições para a Escola São Paulo de Ciência Avançada em Materiais Quânticos promovida pelo Instituto de Física (IF) da USP. Podem participar pós-graduandos e jovens pesquisadores do Brasil e do exterior que devem fazer a inscrição até o dia 26 de fevereiro por meio de formulário on-line neste link.

Durante o processo de inscrição os interessados devem fornecer um resumo do pôster que será apresentado no curso, cópia do histórico escolar de graduação e pós-graduação, além de currículo. Os candidatos selecionados serão notificados no dia 15 de março.

Todos os participantes selecionados (50 pesquisadores do Brasil e 50 do exterior) terão suas taxas de inscrição, transporte e hospedagem integralmente custeadas pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp). A ideia é que o apoio garanta que os participantes possam se concentrar no conteúdo do evento e nas oportunidades de networking numa experiência inclusiva e acessível.

A iniciativa foi organizada no âmbito do programa Escola São Paulo de Ciência Avançada (ESPCA), com apoio da Fapesp. O evento ocorre entre os dias 15 e 25 de julho e reunirá uma equipe de pesquisadores líderes na área para ministrar minicursos e palestras com foco em aspectos fundamentais, teóricos e experimentais de materiais quânticos.

Entre os temas a serem discutidos estão técnicas experimentais de crescimento de materiais quânticos, métodos avançados de caracterização de materiais, teoria do funcional da densidade, isolantes topológicos e sistemas de férmions pesados.

A conferência terá ainda duas sessões de pôsteres, nas quais os participantes poderão apresentar os seus trabalhos.

O IF fica na Rua do Matão, 1.371, na Cidade Universitária, bairro do Butantã, em São Paulo.

Mais informações neste link e para inscrições clique aqui.

Jornal da USP – Texto: Agência Fapesp