Estágios e Oportunidades

FAPESP e Belmont Forum prorrogam prazo em chamada de propostas

A FAPESP e o Belmont Forum, grupo de agências de fomento à pesquisa sobre mudanças globais, prorrogaram o prazo da atual chamada de propostas no âmbito do acordo de cooperação mantido entre as instituições.

A data de encerramento para a consulta de elegibilidade à FAPESP foi ampliada de 20 de maio para 20 de junho de 2019. O prazo para a submissão de propostas completas ao Belmont Forum passou de 10 de junho para 10 de julho.

Por meio da chamada, o Belmont Forum busca incentivar pesquisas que envolvam os diversos setores da sociedade, visando amenizar o risco de desastres – entendidos como eventos ambientais externos gerados por forças naturais ou antropogênicas – e aprimorar, de maneira ampla, a resiliência da sociedade a desastres.

A chamada, intitulada “Disaster Risk, Reduction and Resilience”, é apoiada por seis agências de fomento participantes do Belmont Forum, de seis países diferentes. A lista completa de participantes pode ser encontrada em www.belmontforum.org/opportunities.

Serão apoiadas pesquisas colaborativas nos temas “Assessment and Reduction of Disaster Risk”, “Enhancing Disaster Resilience” e “Cyber-Enabled Effective Disaster Response”.

As submissões devem contar com pesquisadores de no mínimo três dos países participantes na chamada internacional. Pesquisadores do Estado de São Paulo devem atentar para orientações específicas, com base nas normas da FAPESP na modalidade Auxílio à Pesquisa – Regular. Exceções estão especificadas no texto da chamada.

As orientações aos proponentes do Estado de São Paulo estão disponíveis em www.fapesp.br/12745.

Por Agência FAPESP


 

Pós-doutorado em catálise com bolsas da FAPESP

Quatro vagas de pós-doutorado com bolsa da FAPESP são oferecidas no âmbito do Projeto Temático “Novos processos catalíticos e fotocatalíticos para a conversão direta de metano e CO2 em produtos“, conduzido no Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), na Embrapa Instrumentação e na Universidade Federal do ABC (UFABC). As inscrições devem ser feitas até 1º de junho de 2019.

O principal objetivo do projeto é desenvolver rotas alternativas para converter metano e gás carbônico em metanol. A obtenção de outros produtos, como gás de síntese ou materiais à base de carbono, também será estudada.

Duas bolsas estão disponíveis na UFSCar, em São Carlos, para jovens doutores com formação em engenharia química ou áreas correlatas. A experiência anterior em uma ou mais das seguintes áreas é altamente recomendada: química de materiais, ciência de superfície e catálise heterogênea. Os candidatos precisam estar abertos para adquirir, quando necessário, habilidades complementares em química sintética, caracterização e catálise.

Os interessados devem enviar e-mail para o coordenador do projeto, o professor José Maria Correa Bueno (jmcb@ufscar.br). Na mensagem devem ser enviados: uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse na posição (máximo de uma página); um curriculum vitae curto (máximo de quatro páginas) e duas cartas de recomendação.

Para a terceira oportunidade, na UFABC, em Santo André, espera-se que o bolsista possa trabalhar com os métodos relacionados à síntese, caracterização e aplicação do material desenvolvido. Além disso, o candidato aprovado deverá estar ativamente envolvido com a publicação científica dos resultados obtidos em periódicos nacionais e internacionais nas áreas de catálises e materiais avançados.

Os candidatos devem enviar a inscrição para o e-mail do supervisor da vaga, o professor Dalmo Mandelli (dalmo.mandelli@ufabc.edu.br), com o assunto “FAPESP Pós Doutorado – nome do candidato”. Os seguintes documentos devem ser anexados: uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse pela posição (máximo de uma página), um curriculum vitae curto (máximo de quatro páginas) e duas cartas de recomendação.

Para a bolsa oferecida na Embrapa, em São Carlos, o jovem pesquisador deve ter formação em química, ciência dos materiais ou áreas afins. A experiência anterior em uma ou mais das seguintes áreas é altamente recomendada: síntese de nanopartículas, materiais fotocatalíticos, catálise heterogênea, técnicas de superfície e técnicas de caracterização (particularmente microscopia eletrônica e cromatografia).

Os candidatos à vaga devem enviar a inscrição por e-mail para o pesquisador responsável, Cauê Ribeiro de Oliveira (caue.ribeiro@embrapa.br), incluindo uma breve carta descrevendo a experiência anterior e o interesse pela posição, um curriculum vitae curto e duas cartas de recomendação.

Todos os candidatos devem estar abertos para adquirir, quando necessário, habilidades complementares em química sintética, caracterização e catálise, bem como estar plenamente envolvidos e liderar iniciativas com o grupo de trabalho, incluindo parcerias com outros alunos de doutorado e mestrado.

Mais informações sobre as vagas: www.fapesp.br/oportunidades/2786, www.fapesp.br/oportunidades/2792 e www.fapesp.br/oportunidades/2793 e www.fapesp.br/oportunidades/2794.

As oportunidades de pós-doutorado estão abertas a brasileiros e estrangeiros. Os selecionados receberão Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso os bolsistas de PD residam em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precisem se mudar, poderão ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

Estágio de Férias – Julho 2019 – ZF DO BRASIL

Empresa multinacional no segmento automotivo, localizada em Araraquara. Para saber mais sobre a empresa acesse: www.zf.com/sa

Aproveite seu período de férias e venha estagiar conosco.

Os participantes terão a oportunidade de desenvolver um projeto em sua área de formação.

Um dos objetivos do Estágio de Férias é identificar potenciais talentos que serão considerados para o Programa de Estágio Regular.

Período do Estágio:
01 a 31 de Julho das 8:00 às 15:00

Estudantes com formação prevista entre Junho/21 e Dezembro/23 nos seguintes cursos:  Administração, Engenharia da Computação, Engenharia Elétrica, Engenharia Mecânica, Engenharia Mecatronica, Engenharia Produção.

Cadastre seu currículo no site http://epartner.vagas.com.br/v1895962


 

I.Systems – Vagas de Estágio em Engenharia

A I.Systems é a Startup líder na aplicação de inteligência artificial para processos industriais. Atuamos no desenvolvimento de softwares de automação, inseridos no contexto da indústria 4.0.

Sendo uma das 100 Startups mais promissoras do Brasil, segundo a STW (Startup to Watch) em 2018, estamos crescendo de maneira sólida e rápida.

Através do nosso propósito, “tornar o mundo mais eficiente”, inspiramos e empoderamos nossos colaboradores a serem agentes na construção de soluções inovadoras e inteligentes!

Temos um ambiente colaborativo e dinâmico, onde apoiamos a diversidades e vivenciamos diariamente nossos 5 valores:

Transparência, Trabalho em Equipe, Empoderamento, Pertencimento e Orientado a Resultados.

Atualmente estamos com vagas de estágio na área de Engenharia e gostaríamos da sua parceria para recrutarmos pessoas incríveis para fazer parte do nosso time!

Abaixo segue link da nossa página de carreiras e o link para o nosso Facebook, onde fizemos recentemente uma LIVE pra falar sobre nossa área de Consultoria.

-link página de carreiras da I.Systems: https://isystems.gupy.io/

-link LIVE no Facebook área de Consultoria: https://www.facebook.com/i.systems.br/videos/328475681114693/


 

Pós-doutorado em bioquímica com bolsa da FAPESP

O Projeto Temático “Estrutura e função de sistemas de secreção bacterianos” oferece uma vaga de pós-doutorado com bolsa da FAPESP. A pesquisa é coordenada pelo professor Shaker Chuck Farah, do Departamento de Bioquímica no Instituto de Química da Universidade de São Paulo (IQ-USP). O prazo de inscrição se encerra no dia 2 de junho de 2019.

O projeto busca entender, em nível molecular, a relação estrutura-função de sistemas bacterianos de secreção de macromoléculas. O bolsista terá a oportunidade de investigar a estrutura e o funcionamento do pilus do tipo IV (T4P) do fitopatógeno Xanthomonas citri, envolvido na motilidade bacteriana e na formação de biofilmes.

A vaga é destinada a jovens cientistas com doutorado em bioquímica, química, biologia, física, biomedicina, farmácia ou áreas relacionadas. É necessária experiência em técnicas de biologia molecular, expressão e purificação de proteínas recombinantes e interesse em estudar a relação estrutura molecular/função em sistemas biológicos.

Experiência prévia em técnicas de biologia estrutural (cristalografia, ressonância magnética nuclear, microscopia eletrônica, espalhamento de raios X a baixo ângulo) e/ou microscopia de fluorescência é desejável, mas não obrigatória. O candidato deve ter obtido o título de doutor há, no máximo, sete anos e apresentar trabalhos publicados que demonstrem capacitação para atuar no desenvolvimento do projeto.

Para a inscrição é necessário enviar uma carta de interesse, curriculum vitae com lista de publicações e informações de contato (e-mail, telefone) de dois profissionais que possam fornecer cartas de recomendação para o e-mail do professor Farah (chsfarah@iq.usp.br).

Mais informações sobre a vaga: www.fapesp.br/oportunidades/2833.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa. A duração da bolsa é de dois anos, com possibilidade de extensão.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


 

CEPID NeuroMat oferece quatro bolsas FAPESP de pós-doutorado

Quatro vagas de pós-doutorado estão disponíveis no Centro de Pesquisa, Inovação e Difusão em Neuromatemática (NeuroMat), um dos Centros de Pesquisa, Inovação e Difusão (CEPIDs) financiados pela FAPESP e sediado na Universidade de São Paulo (USP).

Os interessados têm até 3 de junho de 2019 para fazer a inscrição. As atividades começam em 1º de setembro.

Os bolsistas vão participar de atividades de pesquisa na área de interface entre probabilidade, estatística, computação, engenharia biomédica e neurociência.

A investigação envolverá colaborações com grupos e laboratórios experimentais e teóricos nas linhas de pesquisa em andamento desenvolvidas pela equipe do NeuroMat. O projeto pode ser desenvolvido na USP de São Paulo, no campus de Ribeirão Preto ou na Universidade Estadual de Campinas (Unicamp).

Os candidatos devem ser capazes de realizar pesquisas independentes em uma das seguintes linhas de pesquisa: modelagem estocástica e/ou computacional do funcionamento cerebral; aquisição, processamento e análise quantitativa de dados eletrofisiológicos; ou desenvolvimento e aperfeiçoamento de equipamentos biomédicos para pesquisa em neurociência. A experiência anterior com equipes de pesquisa multidisciplinares é bem-vinda para todas as linhas de pesquisa.

As bolsas são inicialmente para o período de um ano, com possível prorrogação por mais três anos de acordo com os resultados obtidos.

As instruções para a inscrição de candidatos podem ser encontradas na página https://neuromat.numec.prp.usp.br/postdoc/new.

Os seguintes documentos e informações são solicitados (consulte a página para mais detalhes): súmula curricular no formato da FAPESP (em www.fapesp.br/5266; lista de publicações, com links para aquelas disponíveis on-line; informar outras pesquisas relacionadas, tais como software, páginas da web etc.

Os candidatos devem enviar cópias das publicações, caso seja solicitado; um resumo do plano de pesquisa, de até cinco páginas. Indicar explicitamente para quais das três linhas de pesquisa o interessado está se candidatando. Deve ser explicado como o projeto do candidato se enquadra no projeto global de pesquisa do NeuroMat (neuromat.numec.prp.usp.br).

Além dos documentos relacionados, são exigidas pelo menos duas cartas de recomendação, que devem ser enviadas diretamente para postdoc-appl@numec.prp.usp.br.

Para mais informações sobre as vagas e detalhes das linhas de pesquisa, acesse: www.fapesp.br/oportunidades/2824.

A oportunidade de pós-doutorado está aberta a brasileiros e estrangeiros. O selecionado receberá Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP no valor de R$ 7.373,10 mensais e Reserva Técnica equivalente a 15% do valor anual da bolsa para atender a despesas imprevistas e diretamente relacionadas à atividade de pesquisa.

Caso o bolsista de PD resida em domicílio fora da cidade na qual se localiza a instituição-sede da pesquisa e precise se mudar, poderá ter direito a um auxílio-instalação. Mais informações sobre a Bolsa de Pós-Doutorado da FAPESP estão disponíveis em www.fapesp.br/bolsas/pd.

Outras vagas de bolsas, em diversas áreas do conhecimento, estão no site FAPESP-Oportunidades, em www.fapesp.br/oportunidades.

Por Agência FAPESP


VEJA TAMBÉM ...