Estudantes apresentam resultados de projetos práticos aplicados a casos reais

Acontece no dia 19 de junho de 2019, a partir das 8h40, no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, a apresentação final dos projetos desenvolvidos na disciplina SEP0625 – Projeto Integrado de Melhoria, oferecida aos alunos do quarto ano do curso de Engenharia de Produção da EESC. O encontro será aberto ao público, e todos os interessados são convidados a assistir.

eesc pbl slide

Essa disciplina segue a abordagem pedagógica de aprendizagem baseada em projetos (PBL – Project Based Learning) na qual os alunos do curso de Engenharia de Produção, em parceria com empresas da região, desenvolvem projetos de melhoria utilizando conteúdos teóricos aprendidos. Neste semestre, a disciplina contou com a participação de quatro instituições parceiras: Casale (Soluções para Pecuária), Hece Máquinas, Santa Casa de Misericórdia de São Carlos e Tecumseh do Brasil.

Durante todo o semestre, os estudantes foram desafiados pelas empresas a ajudar na resolução de questões como acuracidade e organização de estoque, ‘lead time’ de montagem e efetividade de linha de produção, dentre outros desafios. Assim, os estudantes, com apoio dos docentes das disciplinas temáticas e integradas, buscaram aplicar em casos reais os conhecimentos aprendidos.

A proposta de aprendizagem Projeto Integrado é parte essencial do Projeto Político Pedagógico do curso de Engenharia de Produção da EESC, e o ganho é mútuo: estudantes aprendem mais, professores desenvolvem a teoria com casos reais e empresas se beneficiam de soluções para seus problemas específicos com embasamento teórico.

Confira seguir a programação do evento:

• 08h40min: recepção no Anfiteatro de Convenções Jorge Caron;
• 09h00min: abertura e apresentação geral sobre o semestre, estruturado pela proposta didático-pedagógica do PBL (Project Based Learning);
• 09h15min: apresentação dos projetos;
• 10h00min: breve plenária;
• 10h20min: exposição dos projetos e café no Espaço Primavera;
• 11h30min: encerramento das atividades.

O Anfiteatro de Convenções Jorge Caron e o Espaço Primavera localizam-se na Área 1 do Campus da USP em São Carlos, situada na Av. Trabalhador são-carlense, 400.

Mais informações:
Departamento de Engenharia de Produção da EESC