Estudantes de graduação apresentam pesquisas de iniciação científica em simpósio na USP

Projetos serão apresentados para uma comissão avaliadora durante o Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica, que acontece de 18 de setembro e 17 de novembro em várias unidades da USP

Evento terá trabalhos de estudantes de graduação da USP e de outras unidades – Foto: Divulgação/FFLCH

A 31ª edição do Simpósio Internacional de Iniciação Científica e Tecnológica da USP (Siicusp) ocorrerá entre 18 de setembro e 17 de novembro, em várias unidades da Universidade. A programação completa está disponível neste link.

O evento é realizado anualmente com o objetivo de divulgar os resultados dos trabalhos científicos e tecnológicos realizados por estudantes de graduação da USP e de outras instituições nacionais e estrangeiras, bolsistas ou não, bem como de estudantes do ensino médio cadastrados no Programa de Pré-Iniciação Científica e de Pré-Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação da USP.

Durante o Siicusp, os participantes têm a oportunidade de mostrar suas pesquisas em mesas-redondas, apresentações orais e pôsteres; trocar experiências com outros pesquisadores da área; além de ter um primeiro contato com a divulgação científica.

O evento é realizado em duas etapas. Na primeira, cada unidade ou grupo de unidades organiza seu próprio evento, com trabalhos de sua área específica. Os estudantes apresentam seus projetos para uma comissão avaliadora, que indica os mais bem avaliados para a fase seguinte. Na segunda etapa, em março de 2024, os estudantes selecionados terão a oportunidade de apresentar seus trabalhos novamente, em um evento internacional.

Além da divulgação dos trabalhos, o simpósio também pretende contribuir para o desenvolvimento dos alunos em relação às competências necessárias à pesquisa acadêmica, com a interação entre pesquisadores de todos os níveis e áreas, estimulando a colaboração e a pesquisa multidisciplinar na USP.

Participam do Siicusp estudantes de graduação, da USP ou de outras instituições de ensino nacionais ou estrangeiras, bolsistas ou não, que tenham desenvolvido trabalhos de iniciação científica ou tecnológica.

Mais informações no site do evento: https://prpi.usp.br/siicusp ou pelo e-mail cpqcexfea@usp.br.

Texto: Agência Fapesp

Por Jornal da USP