Evento na USP apresenta oportunidades de estudos no exterior para jovens cientistas

O “Print Day” ocorrerá no dia 8 de novembro, em formato on-line, promovendo conexões globais, além de encontros para planejamento de jornada acadêmica internacional e informações sobre financiamento

Estudantes de pós-graduação podem ter contato com universidades estrangeiras no PrintDay- Foto: Freepik

Evento que tem como objetivo mostrar oportunidades para jovens cientistas em busca de um futuro acadêmico internacional, o Print Day 2023 será realizado na USP no dia 8 de novembro, das 9 às 16 horas, em formato virtual, com transmissão pelo Canal da PRPG no YouTube. Com o tema Print Day at USP – Building Bridges Worldwide e promovido pela Pró-Reitoria de Pós-Graduação (PRPG) da USP, é uma oportunidade para cientistas em formação e pesquisadores que desejam expandir seus horizontes e se conectar com as instituições de ensino internacionais.

“Durante o Print Day, os estudantes de pós-graduação terão a chance de conhecer as diversas universidades parceiras da USP, suas atividades de pesquisa e oportunidades de estágios no exterior. A mobilidade internacional é entendida hoje como fundamental para a excelência da pós-graduação ao propiciar não apenas a colaboração em pesquisa entre grupos complementares, mas também de expor o estudante a diferentes culturas e pessoas, consolidando a formação discente”, explica Rodrigo Calado Rodrigues, pró-reitor de Pós-Graduação da USP.

Rodrigo Calado Rodrigues, pró-reitor de pós-graduação – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

No evento, será possível interagir pela plataforma virtual com universidades parceiras de renome, estabelecendo conexões globais com cientistas e pesquisadores de diversos lugares do mundo. Haverá a participação de instituições como a Universidade de Lisboa, de Portugal; Universidade de Münster, da Alemanha; e da Escola Politécnica de Paris, na França, entre outras. A ideia, de acordo com a PRPG, é promover abordagens multidisciplinares e a diversidade de conhecimento para enriquecer o repertório científico.

Entre os temas que serão abordados em palestras estão o experiência e impactos do programa Print na USP, a importância de parcerias com instituições de ensino superior no âmbito do programa, as histórias de evolução pessoal e acadêmica e o futuro do programa na Capes e na USP.

Durante o Print Day, “os participantes poderão compreender as políticas e interesses de internacionalização das instituições parceiras, aprendendo a planejar sua jornada acadêmica internacional, aprofundar sua pesquisa e dar um passo significativo em sua carreira científica”, explicam os organizadores na página do evento. Além disso, receberão informações sobre oportunidades de financiamento disponíveis.

Melhoria da pós-graduação

O Programa Institucional de Internacionalização (PrInt), criado pela Coordenadoria de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), busca o desenvolvimento de planos estratégicos de internacionalização como meio de melhorar a qualidade dos cursos de pós-graduação nacionais e de conferir maior visibilidade internacional à pesquisa científica realizada no Brasil. A USP foi uma das universidades escolhidas pela Capes para promover a internacionalização e participa do programa desde 2019.

Desde então, a USP recebe recursos para o desenvolvimento de planos de internacionalização que envolvem, por exemplo, auxílio para missões de trabalho no exterior; manutenção de projetos; bolsas no exterior (doutorado sanduíche e professor visitante) e no País (pós-doutorado e jovem talento com experiência no exterior).

A Universidade promove o Print Day desde 2019 para informar os jovens cientistas sobre as oportunidades no exterior e sobre como planejar a internacionalização da carreira acadêmica. Saiba mais sobre o Print USP na página: https://usp.br/print.

Programação do Print Day – Dia 8 de novembro

• 9am to 9:20am – Opening
    Welcome from USP Rector
    Graduate Provosts
    International Office President (AUCANI)
  • 9am20 to 10am40 – Roundtable 1: Unraveling the PrInt Legacy at USP: Experiences and Impact of the Outcomes
  • 10h40am to 10am50 – Virtual Coffee
  • 10am50 to 12pm – Roundtable 2: Partnering Higher Education Institutions and the PrInt Initiative: Unveiling Its Significance
    Room 1 (Rijksuniversiteit Groningen) / Room 2 (Universidade de Lisboa) / Room 3 (University of Münster) / Room 4 (École polytechnique)
  • 12pm to1pm – Lunch
  • 1pm to 2pm – Roundtable 3: From Within PrInt: Narratives of Personal and Academic Evolution
    PDSE recipient / PVE JS recipient / CAP recipient / PVE recipient / Recipient / PAME recipient
  • 2pm30 to 3pm30 – Invited IES
  • 3pm30 to 4pm – Roundtable 4: PrInt’s Tomorrow: Anticipating Effects on Capes and USP
  • 4pm – Closing Remarks (Graduate Provosts)

Print Day at USP – Building Bridges Worldwide
Data do Evento: 8 de novembro de 2023
Formato: virtual, com transmissão pelo Canal da PRPG no YouTube.
Mais informações neste link

*Fonte: Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP