Fapesp oferece bolsas de Iniciação Científica a ingressantes por meio de ações afirmativas

Projeto voltado a graduandos recebe propostas até setembro e faz parte do Programa de Equidade, Diversidade e Inclusão da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp)

Alunos de graduação de História no Acervo do Centro de Apoio à Pesquisa em História Sérgio Buarque de Holanda – Departamento História da FFLCH. Foto: Cecília Bastos/USP Imagem

Programa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) proporcionará bolsas de iniciação científica (IC) para alunos que ingressaram na graduação por meio de ações afirmativas. O objetivo é incentivar a integração destes estudantes ao sistema paulista de pesquisa e inovação. O prazo para as inscrições das propostas é até o dia 15 de setembro de 2023. A organização fará a análise de todas as propostas recebidas até a data e anunciará os resultados até dezembro. A chamada está disponível neste link.

O programa busca diversificar a força de trabalho em pesquisa e tanto estudantes do ensino superior público quanto privado podem se inscrever, desde que sejam atendidos os critérios de elegibilidade da bolsa. Um dos diferenciais da iniciativa para os alunos da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas (FFLCH) da USP é a possibilidade de acumulação da bolsa de IC com outro auxílio assistencial fornecido pela USP. Os estudantes também poderão realizar atividades de monitoria enquanto fazem a pesquisa de IC, desde que autorizados pela Fapesp.

De acordo com a fundação, as propostas selecionadas receberão bolsa para apoiar o estudante no desenvolvimento de pesquisa científica ou tecnológica. Essa modalidade de bolsa também permite solicitação de Bolsa Estágio de Pesquisa no Exterior (BEPE). As propostas devem ser vinculadas a auxílio em andamento na Fapesp, nas modalidades Projeto Temático, Cepid, CPE/CPA, SPEC, Jovem Pesquisador, NPOP ou CCD.

Iniciação Científica

A iniciação científica é um programa de pesquisa destinado a alunos de cursos de graduação de todas as áreas de conhecimento. Na USP, é possível fazer IC com ou sem bolsa. O propósito de participar de um programa de IC é estimular o desenvolvimento do pensar cientificamente e da criatividade. Na FFLCH, o registro formal das pesquisas é feito por intermédio da Comissão de Pesquisa.

Confira o Guia para a Iniciação Científica e Tecnológica elaborado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação da USP neste link.

Por Jornal da USP – Com informações da Fapesp e do Serviço de Comunicação Social da FFLCH