Formação e vida profissional: estágios e bolsas para estudantes da USP se dedicarem a análises de dados

Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento oferece duas vagas de estágio em São Carlos, além de nove outras oportunidades em dois projetos do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação

Foto de Myriam Jessier em Unsplash

Quem estuda no campus da USP, em São Carlos, pode se candidatar a duas vagas de estágio oferecidas pela Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP), na área de formação e vida profissional, ou a uma das nove oportunidades disponibilizadas em dois projetos do Programa Unificado de Bolsas de Estudos para Apoio à Formação de Estudantes de Graduação (PUB). Todos os selecionados serão supervisionados pela professora Cibele Russo, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC).

Para se candidatar a uma das nove bolsas PUB, basta acessar o sistema Júpiter da USP até dia 15 de agosto, e escolher um desses dois projetos: Análises de dados da efetividade de políticas de permanência estudantil na USP (projeto 1254); ou Levantamento e análises de dados de morbimortalidade em membros da comunidade USP (projeto 1393). Como pré-requisito, basta ter bom desempenho acadêmico e não possuir outras bolsas, com exceção do auxílio permanência, oferecido  pela PRIP. Também é desejável possuir conhecimentos em análises de dados. Cada estudante selecionado receberá uma bolsa mensal no valor de R$ 700 para desenvolver 10 horas semanais de atividades no projeto, durante 12 meses, com início a partir de 1º de setembro.

Já para se candidatar às duas oportunidades de estágio, é preciso acessar, até dia 10 de agosto, este formulário online: https://icmc.usp.br/e/1cd24. Cada estagiário selecionado receberá uma bolsa mensal de R$ 880, acrescida de auxílio transporte, para desenvolver 20 horas semanais de atividades durante 12 meses.  Nesse caso, é desejável ter graduação em andamento em um dos seguintes cursos: Estatística e Ciência de Dados; Ciência de Dados; Matemática Aplicada e Computação Científica; Ciências de Computação; ou Sistemas de Informação. Também é recomendável possuir conhecimentos na linguagem de programação Python, ter concluído ao menos uma disciplina básica na área de estatística, além de habilidades para a escrita de relatórios, comprometimento e disposição para aprender.

Vale lembrar que, recentemente, tanto as bolsas de estágio da USP quanto as oferecidas via PUB foram reajustadas. O valor pago mensalmente a estagiários passou de R$ 808 para R$ 880 (para jornada de 20 horas semanais); e as bolsas PUB, que antes eram R$ 500 mensais, agora são R$ 700.

Texto: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Mais informações
Acesse o formulário para se inscrever nas vagas de estágio: https://icmc.usp.br/e/1cd24 (até 10/08)
Para se candidatar às bolsas PUB, acesse o sistema Júpiter: https://uspdigital.usp.br/jupiterweb/(até 15/08)