Fundo USP Diversa une empresários e filantropos para apoiar a permanência estudantil

Com um aporte inicial de R$ 5 milhões, doado pela filantropa Cristiane Sultani, e com apoio da cantora Marisa Monte, os recursos serão destinados à concessão de bolsas de permanência estudantil na USP

Com um aporte inicial de R$ 5 milhões, realizado pela empresária e filantropa Cristiane Sultani, o Fundo USP Diversa já é considerado o maior fundo de bolsas-permanências do País – Foto: Mariana Pekin

Um jantar que reuniu empresários e filantropos nesta segunda-feira, dia 25 de março, marcou o lançamento do Fundo USP Diversa, um fundo patrimonial dedicado exclusivamente ao programa de concessão de bolsas de permanência estudantil da USP.

“Nos últimos anos, a USP tem trabalhado em um grande programa de inclusão e, atualmente, cerca de 50% de nossos estudantes vieram de escolas públicas. Mas para que possamos ter um programa de inclusão com sucesso, é necessário garantir a permanência desses estudantes com a mesma intensidade, com a mesma dedicação que estamos dando à inclusão”, afirmou o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior.

Com um aporte inicial de R$ 5 milhões, realizado pela empresária e filantropa Cristiane Sultani, o Fundo USP Diversa já é considerado o maior fundo de bolsas-permanências do País.

Membro do Conselho de Administração do Fundo Patrimonial da USP e do Comitê de Apoiadores do Fundo USP Diversa, Cristiane ressalta que se envolveu no projeto por entender que “essa é uma oportunidade de mudar a narrativa da nossa sociedade, de escalar e acelerar a formação para que jovens permaneçam na USP, realizem todo o seu potencial e, consequentemente, conquistem melhores posições no mercado de trabalho e assim tenhamos um ecossistema mais diverso e inclusivo. Esse conjunto fortalece o crescimento do PIB brasileiro, reforça nossa pluralidade e democracia e faz refletir, na melhor universidade do País, a composição da nossa população, composta, em sua maioria, de pardos e negros”.

USP Diversa

O Fundo USP Diversa é um fundo patrimonial específico e que se destina a contribuir para o Programa USP Diversa – o programa de doação para pessoas físicas e jurídicas que tenham interesse em financiar bolsas para estudantes de graduação em situação de vulnerabilidade socioeconômica.

“A educação é um valor inquestionável que tem o poder de ampliar o horizonte de indivíduos e de suas famílias com reflexos em toda a sociedade. Acredito na mistura como única solução para as questões humanas complexas e gosto de aprender com o outro e com nossas diferenças. Uma universidade diversa reflete melhor a realidade brasileira e enriquece o aprendizado sobre quem somos. Agradeço à USP pela oportunidade e pela confiança”, explica a cantora Marisa Monte, embaixadora do Programa USP Diversa.

O evento foi prestigiado pela cantora Marisa Monte, embaixadora do programa USP Diversa – Foto: Mariana Pekin

Criado no ano passado, o USP Diversa concedeu 304 auxílios no valor mensal de R$ 800 (valor completo) ou R$ 300 (para os alunos que possuem vaga em moradia estudantil).

Fundo Patrimonial da USP

O USP Diversa é o primeiro subfundo do Fundo Patrimonial da USP, criado em 2021. Com governança independente e transparente, o Fundo Patrimonial é composto de um fundo principal (irrestrito) e subfundos (de propósitos específicos) dedicados a projetos voltados, prioritariamente, para as áreas de ensino, ciência e inovação, cultura, diversidade, inclusão social e permanência estudantil, saúde, sustentabilidade ambiental e infraestrutura.

Em novembro do ano passado, foi lançado o programa Patronos do Fundo Patrimonial, voltado para a captação de recursos de doadores de alta renda que queiram contribuir para a excelência acadêmica e o impacto social da Universidade. O objetivo do programa Patronos USP é compor o patrimônio do fundo principal, que teve um aporte inicial de R$ 10 milhões, da Fundação de Apoio à Universidade de São Paulo (Fusp), e captação de mais R$ 16 milhões.

“Estamos muito entusiasmados com a criação do Fundo USP Diversa, o primeiro fundo de propósito específico dentro do ecossistema do Fundo Patrimonial da USP. Ele evidencia o caráter de preocupação social dos gestores do Fundo Patrimonial e nos dará a oportunidade de contribuir imediatamente para a permanência de estudantes que, de outro modo, abandonariam a Universidade”, afirma o presidente do Conselho de Administração do Fundo Patrimonial da USP, Hélio Nogueira da Cruz.

[A partir da esquerda] A filantropa Cristiane Sultani; a professora da Faculdade de Medicina, Ludhmila Hajjar; a cantora Marisa Monte; e o reitor Carlos Gilberto Carlotti Junior – Foto: Mariana Pekin

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP