IAU realiza oficina jogo Agentes Urbanos e a Cidade Participativa

Evento será realizado no próximo dia 12; inscrições deverão ser feitas até 10/03

No próximo dia 12 de março, às 19 horas, no Ateliê 5 do Instituto de Arquitetura e Urbanismo (IAU/USP), será realizada a oficina jogo Agentes Urbanos e a cidade participativa, fruto do projeto de pesquisa e extensão Cartilha da Cidade, que envolve alunos de graduação, pós-graduação e a comunidade participante. As inscrições ocorrem entre 19 de fevereiro e 10 de março (clique aqui para se inscrever).

A partir de atividades lúdicas, o projeto promove o debate acerca da cidade, seus agentes e dinâmicas. O jogo, enquanto metodologia, permite aproximar temas urbanos com o cotidiano dos estudantes, tendo como suporte uma maquete, que elucida a territorialização de situações-problema de uma cidade imaginária. Através do jogo, espera-se que os participantes desenvolvam o senso crítico sobre a cidade, contribuindo com a formação cidadã.

A cidade resultante, torna-se a desejada a partir dos imaginários e disputas dos diversos agentes. De forma lúdica e colaborativa, o jogo aborda limites e possibilidades da efetivação do direito à cidade, compreendido segundo a definição lefebvriana de direito de criação e fruição plena do espaço urbano e social, debatido em sua expressão de desigualdade territorial e a partir da identificação de um “déficit da cidade”. Frente à acentuação da crise urbana, aborda-se a cidade como um território em disputa entre variados agentes, visando a fomentar a discussão sobre o papel de cada cidadão e grupo social que, a partir do conhecimento dos seus direitos, podem vir a integrar a luta em contraposição aos sucessivos desmontes de direitos e políticas de interesse social que marcam a atual realidade urbana.

Por IAU