IAU – VI Semana da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo

Anualmente, os alunos do Programa de Pós-Graduação do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo (PPG IAU USP) organizam um evento denominado Semana da Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, com o objetivo de discutir temas propostos pelos discentes do PPG IAU. O evento ocorrerá em sua 6ª edição entre os dias 20 e 22 de junho de 2023. Para esta edição, o tema é Horizontes da Arquitetura e Urbanismo, cuja problemática foi construída da seguinte forma:

Uma linha reta pode dividir um plano, um limite entre duas áreas que estabelece uma interrupção de espaço, tempo e jurisdição. Ao nos aproximarmos de limites, percebemos, contudo, oscilações. Estas apontam para o movimento de passagens e para o desejo da transposição de fronteiras. Olhamos para os horizontes como olhamos para as pontes, uma extensão de anunciação de devires. Deslocamos nossas posições no espaço, e o horizonte desloca-se conosco, permitindo transgredir, de nossos pontos cegos, um outro lugar. Enquanto a fronteira – tema da última edição – delimita, o horizonte reúne. A partir dessa metáfora, a VI Semana da Pós (6ª Semapós) foi pensada e com ela questionamos: De quais perspectivas olhamos para a arquitetura e urbanismo? Quais trajetórias possíveis no horizonte para perceber, compreender e compartilhar nossas pesquisas em arquitetura e urbanismo?

A manifestação artística e técnica que envolve processos ligados à Arquitetura e ao Urbanismo, também os modos de abordá-las, desvelam histórias da humanidade, não de maneira absoluta, mas como uma imagem vaporosa de horizonte que interpela a si mesma. Nessa perspectiva ampliada, encaramos a arquitetura e o urbanismo na diversidade de formas artísticas e técnicas e de saberes que associam a cultura, política, economia e sociedade. Dito isto, o Horizonte implica não um distanciamento físico, mas a possibilidade de vir a perceber, compreender e compartilhar os conhecimentos da arquitetura e do urbanismo em suas passagens entre diferentes campos disciplinares e práticas.

Convidamos a todas e todos para participar das atividades, que podem ser consultadas no site do evento: https://doity.com.br/6-semana-da-pos-graduacao-iauusp

Além disso, para mais detalhes da programação das atividades, também pode-se acessar: Programacao_6 SEMAPOS_compressed