III Encontro de Educadores em Ciências reúne professores no CDCC

O III Encontro de Educadores em Ciências teve início na última sexta-feira, 13 de setembro, no CDCC, com 99 inscritos, provenientes de três estados do Brasil e do Distrito Federal. A grande maioria deles é originária do estado de São Paulo, representado por 23 cidades, com destaque para São Carlos e Ribeirão Preto. O evento foi prestigiado por um número elevado de professores da Educação Básica e de graduandos, principalmente licenciandos. Em uma quantidade menor compareceram pós-graduandos, pesquisadores e demais profissionais.

No primeiro dia de evento ocorreu o credenciamento e a palestra de abertura, proferida pela Profa. Dra. Cibelle Celestino Silva, do Instituto de Física de São Carlos da USP, que teve como tema os 50 anos da chegada do homem à Lua.

A manhã do sábado, segundo dia de evento, foi preenchida por oficinas com os seguintes temas: “A Fotografia Científica e o Ensino de Ciências”, “A Divulgação Científica em Química para Aproximação da Universidade com a População”, “Movimento MAKER: Novas Possibilidades de Explorar o Currículo da Educação Básica”, “Metodologias Participativas em Educação Ambiental” e “O Letramento Digital e a Avaliação: Possibilidades para a Prática Docente”.

A parte da tarde contou com apresentações orais, uma atividade cultural com a participação da Banda Integração, composta por alunos e funcionários da USP. O evento foi encerrado com uma sessão de painéis.

Texto: Gabrielli Silva (Estagiária de Jornalismo do CDCC)