Inscrições para o Prêmio USP Mães Pesquisadoras terminam no dia 4/03

Neste ano serão premiadas pesquisadoras das áreas de Ciências Exatas e da Terra e Engenharias

O Edital Mães Pesquisadoras 2024 contemplará as áreas de Ciências Exatas e Engenharias – Arte sobre Ilustração Kit8 d.o.o./Adobe Stock e icones Flaticon

A Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação (PRPI) está com inscrições abertas para o Prêmio USP Mães Pesquisadoras 2024, que reconhece o esforço das mães pesquisadoras, que se dividem entre os cuidados com os filhos, sua carreira na Universidade e o desenvolvimento de atividades científicas, culturais ou artísticas.

As pesquisadoras podem se inscrever em uma das quatro categorias do prêmio: Docentes (prêmio de R$ 20 mil e certificado), Pós-doutorandas (prêmio de R$ 15 mil e certificado), Pós-graduandas (prêmio de R$ 10 mil e certificado) e Graduandas (prêmio de R$ 10 mil e certificado).

A cada ano, a premiação contempla áreas do conhecimento diferentes. Em 2022, foram premiadas as pesquisadoras das áreas de Ciências Biológicas e da Saúde; em 2023, foi a vez das pesquisadoras das áreas de Ciências Humanas, Sociais Aplicadas, Linguística, Letras e Artes; em 2024, é o ano das áreas de Ciências Exatas e Engenharias; e em 2025, serão contempladas as pesquisadoras das áreas de Ciências Agrárias e Ambientais.

O Prêmio USP Mães Pesquisadoras é uma iniciativa realizada em parceria com a Pró-Reitoria de Inclusão e Pertencimento (PRIP).

Como participar

Podem concorrer ao prêmio as mães adotivas ou biológicas de crianças de até 12 anos de idade, ou de crianças com deficiência – neste caso, sem limite de idade. Também serão consideradas inscrições de pesquisadores homens que comprovem ser cuidadores exclusivos dos filhos e pesquisadores LGBTQIAPN+.

As inscrições podem ser feitas até a próxima segunda-feira, dia 4 de março, pelo sistema Atena. Para mais informações, consulte o edital disponível na página da PRPI.

Uma Comissão Avaliadora indicará a premiada considerando, entre outros critérios, o impacto científico e a relevância das atividades de pesquisa para o desenvolvimento da área do conhecimento, para o aumento da visibilidade da Universidade e para a ampliação da interação da USP com a sociedade.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP