Publicação do livro “Artistic Migration: Reframing Post-War Italian Art, Architecture, and Design in Brazil” por Aline Coelho Sanches, professora do IAU USP

Acontecerá no próximo dia 29 de março a publicação do livro Artistic Migration: Reframing Post-War Italian Art, Architecture, and Design in Brazil, escrito pela professora do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo Aline Coelho Sanches. Conheça a obra!

O livro será publicado pela editora Routledge, fundação editorial britânica caracterizada pelo alto rigor na seleção de seus títulos e reconhecida por publicações de grande relevância acadêmica mundial no campo das ciências humanas e sociais.

Neste trabalho, a professora revisita, atualiza e amplia a sua tese de doutorado desenvolvida junto ao Politécnico de Milão (Itália), dando continuidade ao trabalho de investigação sobre uma seleção de obras de artistas e arquitetos italianos, além de um crítico de arte e marchand, que imigraram para o Brasil após a Segunda Guerra Mundial e estiveram envolvidos nas primeiras atividades e oportunidades criadas pelo Museu de Arte de São Paulo (MASP).

Embora estrangeiros, esses especialistas, a saber, Bramante Buffoni, Roberto Sambonet, Lina Bo Bardi, Giancarlo Palanti e Pietro Maria Bardi, se empenharam na construção de caminhos para a arte, a arquitetura e o design brasileiros, em uma produção marcada pelo entrelaçamento de disciplinas artísticas. Ao examinar as obras produzidas entre 1946 e 1991, e focando na relação entre arte e arquitetura, com casos até então inexplorados, o texto investiga como esses atores se engajaram nos dilemas da cultura brasileira e se tornaram parte de sua invenção. Nesse sentido, a intenção do livro é compreender a natureza e o significado desta experiência reconhecível, as continuidades e rupturas dos ideais modernos de arquitetura, arte e design, experiência pré-guerra e imigração, iluminando um quadro complexo de relações com as ideias locais.

Juntamente ao desenvolvimento de seu trabalho, Aline Coelho Sanches coordenou o eixo de estudo documental da história da Casa de Vidro, construída por Lina Bo Bardi e Pietro Maria Bardi, na equipe responsável pelo seu Plano de Gestão de Conservação, financiado pelo Programa Keeping It Modern da Fundação Getty e, por resultados desta investigação recebeu o prêmio da Associação Nacional de Pesquisa e Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo, em 2020.

A abordagem e a extensa pesquisa arquivística na Itália e no Brasil adotadas para o livro lançam uma nova luz sobre como repensar criticamente e enquadrar os eventos culturais italianos e brasileiros, e serão de interesse para arquitetos, pesquisadores, professores e estudantes interessados ​​na história da arquitetura, museus, design e arte.

O livro será comercializado nos formatos físico e e-book, podendo ser adquirido na pré-venda a partir do dia 8 de março, além já contar com a disponibilidade de visualização por meio do link: https://www.routledge.com/

VEJA TAMBÉM ...