Lançamento: Livro didático aborda as arquiteturas de videogames

Com organização do professor João Paulo Pereira do Carmo, do Departamento de Engenharia Elétrica da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) da USP, foi lançada gratuitamente a primeira edição do livro Computadores e videogames: uma abordagem prática das arquiteturas clássicas.

A obra, que é de autoria de Jecel Mattos de Assumpção Junior, desenvolvedor de processadores digitais formado no Laboratório de Sistemas Integráveis da Escola Politécnica da USP e mestre pelo Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação, contou ainda com a colaboração de Chandler Klüser, engenheiro da Marinha do Brasil, e dos professores Victoria Alejandra Salazar Herrera e Mario Alexandre Gazziro, ambos da Universidade Federal do ABC.

A proposta didático-pedagógica desse trabalho, inédito na engenharia de computação, é a de despertar o interesse dos novos alunos para áreas tradicionalmente tidas como complexas, devido ao seu alto nível de formalismo e exigência em precisão e coesão. Esse é o caso da microeletrônica digital, responsável pelos principais avanços tecnológicos modernos, como computadores, smartphones, carros, TVs, dentre outros.

Publicado pela Editora da UFABC, o livro propicia ao leitor o conhecimento desde as concepções iniciais até a capacidade de elaboração de videogames de primeira e segunda gerações (Odyssey e Atari, por exemplo), sendo criados a partir do zero e com ferramentas de simulação gratuitas e disponíveis a qualquer um.

Para fazer download, clique aqui.