Matemática na medida certa: encontre o melhor jeito de resolver um problema neste sábado na USP

Se você tem de 9 a 99 anos participe do próximo encontro gratuito que acontece sábado, 18 de novembro, a partir das 10 horas, no Centro de Divulgação Cultural e Científica da USP São Carlos

No episódio anterior, dia 21 de outubro, o público desenhou vários grafos e descobriu os nós correspondentes (crédito da imagem: Guilherme Silva).

Qual trajeto você deve escolher para andar por todas as ruas de um bairro gastando o menor tempo possível? Com a ajuda da matemática, questões como essas deixam de ser um problema. O interessante é que o mesmo raciocínio empregado para encontrar esse melhor trajeto pode ser utilizado também em vários outros processos, como recortar peças de uma placa de alumínio da forma mais rápida possível.

Para descobrir como resolver esses desafios usando alguns conhecimentos básicos da área de teoria de grafos e otimização, basta ir ao próximo encontro do projeto Matemática na medida certa, que acontece neste sábado, 18 de novembro, a partir das 10 horas, no Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) da USP, em São Carlos

A atividade será realizada pela professora Marina Andretta, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC) da USP. Ela explica que a área de otimização busca resolver problemas que costumamos enfrentar no nosso dia a dia: “Imagine que você fará compras em um mercado que ainda não conhece direito e precisará percorrer todas as prateleiras, mas deseja andar o mínimo possível”. A professora adiciona outro exemplo: “Pense que você comprou presentes para várias pessoas e precisa entregá-los em diversos lugares, mas quer fazer isso o mais rapidamente possível. Esses são problemas de otimização, que resolvemos usando uma ferramenta chamada grafo.”

A ideia do encontro é entender como resolver esse tipo de problema, além de compreender como as características presentes em cada um desses diferentes casos pode facilitar ou dificultar o encontro de uma solução. Marina iniciou a carreira acadêmica cursando Ciências de Computação no Instituto de Matemática e Estatística (IME) da USP, em São Paulo. Foi lá que ela descobriu que gostava mesmo era da área de matemática aplicada. Então, enveredou pelo mestrado, doutorado e pós-doutorado nesse campo, até que, em 2009, tornou-se professora no ICMC.

Sobre o projeto – Coordenado pelo professor Ali Tahzibi, do ICMC, o projeto Matemática na medida certa acontece uma vez por mês, sempre aos sábados, a partir das 10 horas, no CDCC, e não demanda inscrições prévias. Podem participar crianças, jovens, adultos e idosos, basta se interessar pelo conhecimento matemático e suas aplicações. Cada episódio tem como foco apresentar exemplos concretos de problemas e soluções matemáticas que estão presentes no nosso cotidiano, mas nem sempre conseguimos enxergar.

“No episódio anterior, por exemplo, construímos vários desenhos ligando pontos e retas, algo que os matemáticos chamam de grafos. Depois, relacionamos cada grafo a um nó para explicar alguns conceitos da Teoria de Nós, que tem aplicações que vão desde o estudo do DNA até a elaboração de teorias em computação quântica”, finalizou o professor.

Crianças, jovens, adultos e idosos são bem-vindos nas atividades do projeto, que acontecem uma vez por mês, sempre aos sábados a partir das 10 horas (crédito da imagem: Guilherme Silva)

Texto e fotos: Denise Casatti – Assessoria de Comunicação do ICMC/USP

Matemática na medida certa: um evento da USP para quem tem de 9 a 99 anos
Quando: uma vez por mês, aos sábados, das 10 às 11h30. Próximos encontros: 18/11 e 16/12.
Onde: CDCC/USP, rua Nove de Julho, 1227, Centro – São Carlos.
Não é necessário se inscrever antes, a atividade é gratuita e aberta a todos os interessados.

Saiba mais sobre o projeto: https://icmc.usp.br/e/76a19
Ouça o podcast “A matemática no divã”, com a professora Marina Andretta: https://icmc.usp.br/e/b7a8a
Dúvidas? Escreva para comunica@icmc.usp.br ou envie uma mensagem para (16) 3373.9666