Museus e espaços culturais da USP são opção de passeio no Dia das Crianças

No Dia das Crianças, além de atividades educativas para o público infantil, é possível conhecer mais sobre os acervos do MAC, do Museu de Zoologia, do Museu do Ipiranga e também do Museu Republicano de Itu, no interior de São Paulo

Na capital e no interior, a USP mantém diversos espaços dedicados à arte, à ciência e cultura que recebem todos os tipos de público. Confira os espaços educativos que terão atividades na semana das crianças:

Museu de Zoologia

No dia 12 de outubro, das 10h30 às 12h, acontecerá a oficina Aquarela científica dos peixes-elétricos para crianças, com a ilustradora Daniela Bená, na Sala das Descobertas (não requer inscrição). A atividade integra a exposição A vida secreta dos peixes-elétricos, que fica em cartaz até setembro de 2024, e é acessível para deficientes visuais.

A mostra traz exemplares vivos de três espécies, emprestados por meio de uma parceria com o Aquário de São Paulo, e outros conservados para observação, parte da coleção do museu, e além de modelos para o público tocar, há painéis explicativos. São três peixes-elétricos (Electrophorus voltai), cinco carapós-tuviras (Gymnotus carapo) e seis ituí-cavalos (Apteronotus albifrons) vivos. Os visitantes também poderão ouvir os sons gerados pelas descargas elétricas dos peixes nos aquários, que acontecem, por exemplo, quando eles se reconhecem entre si.

O MZ fica na Avenida Nazaré, 481, no bairro do Ipiranga, em São Paulo. Saiba mais sobre o museu na página e nas redes sociais Facebook e Instagram.

Fotos: Marcos Santos/USP Imagens

Museu de Arte Contemporânea (MAC)

A mostra 4 em 1 – Museus da USP apresenta o que é um museu universitário e como ele funciona. O projeto de pesquisa intitulado Coletar, identificar, processar e difundir: o ciclo curatorial e a produção de conhecimento, com apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), apresenta os quatro museus estatutários da Universidade: Museu de Arte Contemporânea (MAC), Museu de Arqueologia e Etnologia (MAE), Museu Paulista (MP) e Museu de Zoologia (MZ),

A exposição se inicia com um vídeo produzido pelo artista Tadeu Jungle que trata das noções de “museu” e “curadoria” e apresenta os quatro museus da USP.  A seguir os visitantes são convidados a observar quatro estudos de caso que mostram o tratamento dado por cada um dos museus a um ou mais objetos de suas coleções, de modo a apresentar as etapas da curadoria nesses contextos. O objetivo é contribuir para o reconhecimento dos museus da USP como centros de pesquisa de excelência e produção de conhecimento perante a comunidade universitária e a sociedade.

Fotos: Cecília Bastos/USP Imagens

O MAC fica na Av. Pedro Álvares Cabral, 1.301, Ibirapuera, São Paulo. Horário de funcionamento: terça a domingo, das 10h às 21h. Entrada gratuita. Mais informações no site do museu.

Museu do Ipiranga

Reaberto em setembro do ano passado, depois de passar por uma grande reforma que durou nove anos, o museu apresenta 11 exposições permanentes. No total são 3.700 itens, a maioria inédita, sendo que 353 deles receberam tratamento multissensorial, facilitando as interações táteis e olfativas – há salas com cheiros, por exemplo  -, além de material em braile. Os objetos datam dos séculos 19 e 20, mas há itens mais antigos, que remontam ao Brasil colonial. São pinturas, esculturas, moedas, documentos textuais, fotografias, objetos em tecido e madeira e duas maquetes de grande porte.

As exposições estão divididas em dois eixos: Para Entender a Sociedade traz seis mostras sobre a sociedade brasileira e os vários processos históricos que estão ligados à sua formação; e Para Entender o Museu, com cinco áreas dedicadas aos bastidores do museu. No primeiro, os visitantes encontram obras que representam bandeirantes e personagens do início da colonização portuguesa, além de personagens e eventos ligados à Independência. Também estão expostos os vasos com águas dos rios do Brasil nas Escadarias e a pintura Independência ou morte!, de Pedro Américo. O Guia de Visitação ajuda a entender os espaços na visita ao museu.

Foto: Jessica Mangaba / MI

Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O Museu do Ipiranga fica na Rua dos Patriotas 20, bairro do Ipiranga, São Paulo. Acompanhe o museu no Facebook e no Instagram. Os ingressos estão esgotados no site, mas é possível adquirir na bilheteria. O valor é de R$ 30,00, com meia-entrada. Para saber mais sobre ingressos acesse aqui.

Museu Republicano de Itu

Localizado na estância turística de Itu, o museu oferece uma programação especial: no dia 11 de outubro, às 10h, acontecerá a atividade Descobrindo objetos e Mediação educativa na exposição Viagens Fluviais, dirigida a crianças de 6 a 10 anos. A mostra apresenta aspectos das expedições que se realizaram entre Porto Feliz (São Paulo) e Cuiabá (Mato Grosso) pelos rios nos séculos 18 e 19.  E no dia 21 de outubro, das 10h às 17h, está programada a oficina Aquarelando Miguelzinho Dutra.

O Museu Republicano de Itu é uma instituição científica, cultural e educacional, especializada no campo da história e da cultura material da sociedade brasileira, com ênfase no período entre a segunda metade do século 19 e a primeira metade do século 20, tendo como núcleo central de estudos o período de configuração do regime republicano no Brasil. Além do movimento republicano e da primeira fase da República brasileira, trata também da história de Itu e região, com ênfase no século 19, destacando artistas ituanos desse período. Desde a sua criação, é uma extensão do Museu Paulista no interior do Estado de São Paulo.

Foto: TV Tem

Foto: José Rosael / MP

O Museu Republicano de Itu fica na Rua Barão de Itaim, 67, Centro Histórico de Itu. Mais informações sobre as atividades no setor educativo pelo telefone (11) 4023-0241 (menu 3) ou pelo e-mail: edu.mrci@usp.br. Confira também a página do Museu.

Por Jornal da USP