Na posição 81-90, a USP está entre as universidades de maior prestígio no mundo

A avaliação é da consultoria Times Higher Education, com base na opinião de 38 mil pesquisadores

O Times Higher Education World Reputation Rankings classifica as universidades de acordo com a opinião de pesquisadores e acadêmicos – Arte sobre imagens THE World Reputation 2023

Classificada no grupo 81-90, pelo terceiro ano seguido, a USP é a única universidade latino-americana a figurar entre as 100 instituições com maior reputação acadêmica do mundo, segundo o World Reputation Ranking 2023, divulgado nesta terça-feira, dia 13 de fevereiro.

Elaborado pela consultoria britânica de educação superior Times Higher Education (THE), o ranking classifica as instituições de acordo com a opinião de mais de 38 mil pesquisadores e acadêmicos que são convidados a elencar, com base em sua própria experiência, até 15 universidades que considerem ser as melhores em termos de pesquisa e ensino.

Nas três primeiras posições estão as norte-americanas Universidade de Harvard (1º lugar, pelo décimo terceiro ano seguido), Instituto de Tecnologia de Massachusetts (2º) e Universidade de Stanford (3º).

Ao todo, 31 países tiveram universidades classificadas entre as 200 melhores. Os Estados Unidos são o país com mais instituições na lista, 52 universidades. Na sequência, vem o Reino Unido, com 20 instituições; China, com 15, e Alemanha, com 14.

O Brasil é o único país da América Latina a ter pelo menos uma universidade classificada. Na posição 81-90, a USP se equipara a instituições como a Universidade Leiden (Holanda), a Universidade Nacional Australiana (Austrália) e a Universidade de Bonn (Alemanha). A Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) é a outra brasileira da lista, classificada no grupo 151-175.

Os pontos para avaliar a reputação referem-se ao número de vezes que uma instituição foi citada pelos entrevistados como sendo a melhor em seus respectivos campos de conhecimento. Os acadêmicos consultados poderiam destacar as universidades que consideravam as mais fortes, regional e globalmente, em suas áreas específicas, dentre as mais de 6 mil instituições de ensino superior existentes no mundo.

Mais informações sobre o ranking podem ser obtidas na página do Escritório de Gestão de Indicadores de Desempenho Acadêmico (Egida) da USP.

Por Erika Yamamoto – Jornal da USP