Novo Carport Solar é instalado no Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação

Fig. 1: Fotografia do novo carport solar instalado no SEL/EESC USP.

O Departamento de Engenharia Elétrica e de Computação (SEL) da Escola de Engenharia de São Carlos (EESC) inaugurou um novo carport solar em seu estacionamento.

O sistema faz parte do projeto Desenvolvimento de linha base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEE no Campus de São Carlos, processo SGA 01/2020, que busca diminuir as emissões de carbono no Campus da USP em São Carlos. Além disso, o sistema será utilizado como material didático do Curso Solar Fotovoltaico USP , atividade de difusão oferecida semestralmente para profissionais que desejam aprender sobre o desenvolvimento e instalação de sistemas fotovoltaicos em diversos ambientes. A próxima edição do curso deve ocorrer de 5 a  7 de abril deste ano.

O sistema fotovoltaico é composto de 15 módulos fotovoltaicos de 475W (total 7,125kW) modelo JKM475N-60HL4-V (marca Jinko Solar) e um inversor da marca Growatt de 6,0 kW – dispositivo capaz de converter a energia solar em energia alternada, aquela encontrada na rede elétrica. O novo conjunto de módulos fotovoltaicos estão ligados ao inversor através de duas entradas de energia disponíveis para que o sistema sempre opere com máximo desempenho, podendo produzir até 826 kWh/mês. Isto corresponde a energia elétrica mensal consumida de duas a três famílias com quatro moradores cada.

Fig. 2: À direita Prof. Elmer Cari, no meio o aluno de doutorado Gustavo de Paula, e na esquerda o aluno de mestrado Paul Vargas, gestores do projeto do novo Carport Solar.

A instalação do sistema demorou dois meses para ser concluído, processo que inclui a homologação junto à concessionária. A empresa responsável pela instalação foi a Ecocriativ, sob supervisão do Prof. Elmer Cari do SEL/EESC. O custo do sistema foi de R$ 43.660,00, obtido do “Projeto de desenvolvimento de linha de base, aplicação-piloto e estudos prospectivos para mitigação e compensação de emissões de GEE no Campus de São Carlos”, referente ao Edital SGA 01/2020.

O novo carport solar é uma expansão de um sistema já existente (carport solar antigo de 4,5 kW), sendo o terceiro sistema fotovoltaico instalado no Departamento.

Mais informações sobre este projeto, bem como sobre os demais projetos fotovoltaicos instalados no Campus de São Carlos, podem ser encontradas no site do Curso Solar Fotovoltaico USP.

Fig. 3: Fotografia frontal do novo Carport Solar instalado no SEL/EESC USP.

Mais informações:
E-mail: cursosolar@eesc.usp.br