Palestra: “As Ditaduras Argentina e Brasileira em Ação”

“As Ditaduras Argentina e Brasileira em Ação” – Palestra com o Professor Dr. Daniel Lvovich
É com grande satisfação que convidamos a todos para a palestra do Professor Dr. Daniel Lvovich, acadêmico da Universidad Nacional de General Sarmiento – UNGS, e pesquisador com doutorado em História pela Universidad Nacional de La Plata. Esta palestra iluminará questões, perspectivas e análises a partir do livro As Ditaduras Argentina e Brasileira em Ação.
Data e Hora:
25 de outubro de 2023, às 19 horas
Local:
Auditório Paulo de Camargo e Almeida, Campus 1 – Prédio do IAU – USP, São Carlos, SP
Sobre o Livro:
Este trabalho é uma coletânea de estudos inéditos que oferecem uma exploração detalhada das ditaduras do Brasil e da Argentina entre as décadas de 1960-1980. Representa um experimento acadêmico inovador e ambicioso, contendo capítulos colaborativos entre autores brasileiros e argentinos, superando desafios historiográficos, intelectuais e culturais. O livro desvela semelhanças, diferenças e conexões entre os regimes ditatoriais que marcaram a história recente de ambos os países, através de textos ricos em informação e análise densa.
Relevância Atual:
Este tema se mostra, infelizmente, muito atual, especialmente no Brasil, lançando luz sobre dilemas muito presentes na atualidade.
Objetivo da Palestra:
O Professor Dr. Daniel Lvovich compartilhará conosco um diálogo sobre as implicações e reflexos destes regimes autoritários e mambos os países a partir das pesquisas apresentadas no livro, bem como sobre a importância da memória histórica para a construção de sociedades mais justas e democráticas.
Público-alvo:
Este evento é direcionado a estudantes, acadêmicos, pesquisadores, profissionais da educação e todos aqueles interessados em aprofundar seus conhecimentos sobre a história política da Argentina e do Brasil.
Aproveite esta oportunidade única para aprender e dialogar sobre um capítulo crucial da história de nossas nações. Esperamos vocês lá!
Por IAU-USP