Parceria vai levar recursos de inteligência artificial à plataforma de imagens de arquitetura

Projeto Arquigrafia, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo da USP, vai contar com estudantes do Instituto de Matemática e Estatística para buscar melhorias na plataforma colaborativa

Plataforma colaborativa de imagens de Arquitetura e Urbanismo, o projeto Experiência Arquigrafia 4.0, da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP, iniciou uma parceria com os estudantes do curso de Ciências da Computação do Instituto de Matemática e Estatística (IME), membros do USP CodeLab, para promover inovação científica na área. A ideia é desenvolver atividades que possibilitem a aplicação de conhecimentos envolvendo inteligência artificial (IA) para agregar novos serviços e possibilidades de usabilidades na plataforma.

A primeira reunião entre o coordenador do projeto Arquigrafia, o professor da FAU Artur Rozestraten, e o USP Code Lab buscou apresentar o projeto e detalhar o funcionamento da plataforma colaborativa de imagens de Arquitetura e Urbanismo, que funciona on-line desde 2010. Além disso, foi abordada a necessidade de desenvolver um mapa dinâmico, capaz de conectar as imagens e informações já disponíveis pela plataforma Arquigrafia com outras informações disponíveis na web afim de agregar novas experiências aos usuários em percursos em uma cidade como São Paulo.

O USP CodeLab é um programa educacional vinculado ao IME, criado e mantido por estudantes, com objetivo de desenvolver ações para complementar a formação acadêmica afim capacitar os futuros engenheiros de software para  desenvolverem e aperfeiçoarem sistemas reais. Entre seus objetivos o CodeLab também promove a inovação e o empreendedorismo no campo da tecnologia da informação a partir da interação entre a academia e a sociedade estimulando a transferência de conhecimentos e a criação de projetos práticos.

Gabriel Mota, estudante de Ciência da Computação e presidente do USP CodeLab - Foto: Ulysses Varela

Gabriel Mota, estudante de Ciência da Computação e presidente do USP CodeLab – Foto: Ulysses Varela

O atual presidente do USP CodeLab, Gabriel Mota, aluno do sétimo semestre do curso de Ciência da Computação do IMEUSP saiu da reunião animado e fez questão de destacar que o CodeLab é um grupo que tem o foco na inovação científica dentro da USP.

“Nossa proposta é investir na inovação científica por meio da solução de problema e do compartilhamento de conhecimento. Buscamos promover a educação a partir de desafios capazes criar ou aprimorar programas como o da plataforma Arquigrafia. Nosso grupo está sempre em busca de projetar algo que vai solucionar o problema de alguém, seja um site, uma aplicação ou um sistema, tudo por meio da engenharia de software”, enfatiza Gabriel Mota.

Durante a reunião, Rozestraten expôs para o grupo o que é e como funciona hoje a Plataforma Arquigrafia, de modo a despertar o interesse dos estudantes em participar do projeto e evidenciar uma série de afinidades com os propósitos do USP CodeLab.

“Nós percebemos uma afinidade de natureza formativa e educacional, tanto da iniciativa do USP CodeLab quanto do próprio Arquigrafia. Identificamos os anseios de reconhecer no universo digital web um campo de experimentação que pode ter um impacto muito grande na transformação da educação, da cultura, da relação com as cidades, do patrimônio, das paisagens, com aquilo que a gente identifica como muito próprio da cultura Brasileira e da realidade urbana no Brasil e na comunidade lusófona”, explicou Rozestraten.

Diretoria e membros do grupo USP CodeLab eo Professor Artur Rozestraten em encontro que discute parceria no projeto Arquigrafia – Foto: Ulysses Varela

O professor destacou que projeto Arquigrafia foi visto como um excelente desafio, pleno de oportunidades para o desenvolvimento de atividades que possibilitem a aplicação de conhecimentos envolvendo inteligência artificial (IA) para agregar novos serviços e possibilidades de usabilidades na plataforma. Um destes recursos seria um mapa dinâmico, capaz de conectar as imagens e informações já disponíveis pela plataforma Arquigrafia com outras informações disponíveis na web afim de agregar novas experiências aos usuários em percursos em uma cidade como São Paulo.

Próximos passos

A partir de um balanço da reunião, o professor Artur destacou que o grupo apresentou um retrospecto de dinâmicas ricas no desenvolvimento de projetos, seja por meio dos hacks (melhoria de desempenho em um projeto) ou no formato de hackathons, (eventos que reúnem programadores, designers e outros profissionais para uma maratona de programação a fim de desenvolver um software ou solução tecnológica que atenda a um fim específico).

“Em termos metodológicos e dinâmicos eles podem contribuir muito, pois temos tentado desenvolver algumas iniciativas nesse mesmo sentido, mas a experiência prática já adquirida conta muito nessa hora. O aprimoramento de um mapa ou de um super mapa, a possibilidade de criar um sistema interno de moderação, o aprimoramento da relação com redes sociais, tudo isso já me pareceu uma boa sinalização de possibilidades práticas futuras”, detalhou o professor.

O próximo passo, a partir deste primeiro contato é fazer, no próximo semestre, uma reunião mais abrangente contando com a participação dos alunos do Design da FAU e dos pesquisadores discentes e docentes ligados à equipe do Arquigrafia para que seja possível definir como será o desenvolvimento dessa parceria a partir do segundo semestre de 2023.

Luiza Menezes da Costa, estudante de Ciência da Computação - Foto: Ulysses Varela

Luiza Menezes da Costa, estudante de Ciência da Computação – Foto: Ulysses Varela

Para uma das participantes do grupo, a acadêmica do quinto semestre do curso de Ciências da Computação, Luiza Menezes da Costa, o que mais chamou a atenção sobre o Arquigrafia foi perceber a dedicação e o empenho das pessoas, que vem sendo empregados no projeto ao longo dos anos, pois além de buscar melhorias as pessoas envolvidas estão empenhadas em fazer o Arquigrafia evoluir.

A estudante acredita que o USP CodeLab tem muito a contribuir na parte da programação, seja a partir de como vão montar as estratégias de melhorias no projeto ou como vão perceber o que já foi feito até aqui.

“Vai ser uma oportunidade interessante pensar no que vamos poder acrescentar enquanto alunos de graduação e de mestrado e enquanto membros do CodeLab. Estamos dispostos a aprender com pessoas de outras áreas, pois somos um grupo muito focado em aprender. Tenho certeza de que será uma parceria muito bacana para todos os envolvidos”, concluiu.

Mais sobre o USP CodeLab

O grupo USP CodeLab em atividade no Centro de Inovação da USP – Foto: Reprodução / Facebook USPCodeLab

O USP CodeLab oferece uma série de atividades e projetos relacionados ao desenvolvimento de software. Isso inclui a realização de workshops, cursos, eventos, projetos de pesquisa e consultoria em tecnologia da informação. O laboratório também colabora com empresas e outras instituições para desenvolver soluções de software inovadoras.

O grupo fornece um ambiente propício para que estudantes, pesquisadores e profissionais de TI possam aprender, experimentar e desenvolver habilidades técnicas e criativas. Além disso, o laboratório promove a interação entre academia e a sociedade estimulando a transferência de conhecimento e a criação de projetos com impactos reais.

Gabriel Mota destaca que apesar do grupo ter sido criado e ser coordenado por estudantes ele possui um professor patrono, Alfredo Goldman, do IME, o que contribuí muito para uma institucionalização das atividades.

“Aqui no grupo e no curso temos contato nós temos contato e vemos muito a parte técnica, muita coisa que a gente não consegue aplicar. O Arquigrafia será uma oportunidade para aplicar, na prática, alguns conhecimentos. Nós podemos colaborar com o projeto fazendo e aprendendo ao mesmo tempo. Vamos colocar nosso conhecimento em prática, produzir algo. Mas não só produzir cegamente, com alguém determinando fazer tal coisa, mas participar e estar presente no produto final”, destacou.

Para obter informações mais detalhadas acesse o site do USP CodeLab USP, clicando aqui.

 

Mais sobre o Projeto Arquigrafia

O projeto Experiencia Arquigrafia 4.0 conta com o apoio financeiro da Fapesp na condição de projeto temático até 2026. Atualmente voltado para a ampliação e consolidação da plataforma colaborativa na web o projeto lida com questões críticas sobre a Internet atual e o horizonte de desenvolvimento da Web 4.0 investindo em possibilidades de enriquecimento mútuo entre a experiência sensível cotidiana e a construção, organização, representação e recuperação de conhecimentos sobre as cidades no presente, na memória e no desejo projetual para o amanhã.

Contando com uma equipe multidisciplinar de pesquisadores dedicados à investigação das condições contemporâneas de constituição de ambientes colaborativos autônomos na Web, explora experimentalmente a “desconstrução” e a apropriação contra hegemônica de elementos e estruturas funcionais disponíveis online tais como redes sociais (Facebook, Instagram, Twitter, Youtube e outras), freeware, open source software, hyperlinks para resultar em protótipos experimentais concretos e consistentes para uma autonomia crítica na Web 4.0.

Página da plataforma Arquigrafia – Foto: Reprodução / Arquigrafia

Esta fase do projeto Arquigrafia retoma o trabalho realizado em fases anteriores que resultaram no manual e que foram interrompidos em 2018 até o ponto em que o projeto se encontra hoje, que se iniciou em 2022, como forma de estabelecer um elo de continuidade para o histórico do projeto.

Para conhecer a Plataforma Arquigrafia, clique aqui.

Por Ulysses Varela – Jornalista bolsista JC-3 Fapesp junto ao projeto Experiência Arquigrafia 4.0

Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...