Pesquisando Independência do Brasil ou Semana de 22?

Podem participar alunos de pós-graduação da USP que estudem temas relacionados aos marcos de 1822 e 1922; inscrições vão até 1º de junho com prêmios para os três primeiros colocados

Interessados podem enviar vídeos de até três minutos sobre a Independência do Brasil e o movimento modernista – Fotomontagem: Thais Helena dos Santos

A Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP abriu as inscrições para o Prêmio Vídeo de Pós-Graduação da USP Ciclo22. O edital receberá vídeos de pesquisadores da USP em nível de mestrado ou doutorado que investiguem assuntos relacionados ao período da Independência do Brasil e do Modernismo, nas várias áreas de conhecimento. As inscrições deverão ser feitas até o dia 1º de junho pelos orientadores das pesquisas deste formulário.

Uma comissão julgadora concederá três prêmios aos vídeos vencedores. Os dois primeiros colocados receberão um prêmio no valor de R$ 2.500 e um certificado de premiação. Já os autores do terceiro lugar serão agraciados com menção honrosa, além do certificado de premiação, que também deverá ser entregue aos orientadores dos vídeos escolhidos.

A comissão de seleção e avaliação dos vídeos será composta de integrantes da Pró-Reitoria de Pós-Graduação da USP em colaboração com o grupo de trabalho do Ciclo22 USP – projeto que reúne as atividades relacionadas ao bicentenário da Independência do Brasil, ao centenário da Semana de Arte Moderna e do movimento modernista em uma única plataforma, o Portal Ciclo 22.

“A oportunidade de comunicar os trabalhos em andamento na pós-graduação por meio de outras linguagens, como o vídeo, é ímpar, pois permite atingir um público muito mais amplo que a academia, estimula professores e alunos da educação básica a se aproximarem mais dos debates existentes na Universidade e qualifica a reflexão sobre os marcos de 22 na sociedade”, destaca Diana Gonçalves Vidal, coordenadora do Projeto Ciclo22 e diretora do Instituto de Estudos Brasileiros (IEB) da USP.

Como participar

Os interessados devem ser alunos regularmente matriculados como ativos em programas de mestrado e doutorado da USP. A inscrição deverá ser realizada com a anuência do professor orientador.

Serão aceitos vídeos realizados por mais de um estudante, com duração máxima de três minutos contendo reflexão relacionada aos marcos de 1822 e 1922, nas várias áreas de conhecimento.

O vídeo pode ter formato livre, mas não poderá conter nenhum material (imagens ou sons) que envolva conflito de direito autoral. Veja os demais critérios de upload do vídeo no edital.

A inscrição exige ainda uma declaração dos alunos e orientadores transmitindo os direitos autorais do vídeo para a USP e permitindo sua divulgação em mídias sociais, além de comprovante atualizado de vinculação com a Universidade.

Saiba mais: https://www.prpg.usp.br/

Por Jornal da USP