Por dentro das munições: desvendando seus componentes químicos

A compra e a venda de armas de fogo no mercado brasileiro estão cada vez maiores, visto as facilidades para adquiri-las. Em consequência, houve um aumento significativo na venda de munições orgânicas e inorgânicas nos últimos anos. A crescente utilização dessas armas em atividades criminosas tem se tornado uma preocupação constante, destacando a necessidade premente de aplicar métodos para esclarecer casos de mortes ou lesões corporais.  As afirmações são da doutoranda Larissa Silva de Azevedo.

Neste contexto, caracterizar as munições, abrangendo sua composição química e substâncias geradas após o disparo, além das técnicas e metodologias de análise para verificar os vestígios de disparo de armas de fogo é uma questão importante.

Para explorar o tema, o Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP oferece na próxima terça-feira (12/12), seminário on-line proferido pela pós-graduanda Larissa Silva de Azevedo, que estuda o assunto usando técnicas eletroquímicas.

Sobre o seminário, a aluna acrescenta que “também serão explorados avanços tecnológicos neste campo, como a criação de marcadores para munições não tóxicas e sua relevância na elucidação de casos, auxiliando a justiça”.

Larissa é pós-graduanda junto à área de concentração Química Analítica e Inorgânica do IQSC-USP.  É orientada em programa de doutorado direto sob orientação do professor Marcelo Firmino de Oliveira, do Departamento de Química da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto, da USP.

Agende:
“Por dentro das munições: desvendando seus componentes químicos”
12/12/2023, 14h, on-line
Inscrições: no site do IQSC
Link de transmissão: plataforma Google Meet
Aberto aos interessados, com possibilidade de emissão de certificado.