Preparando a ciência que se faz no Estado de São Paulo para evento nacional – CECTI-SP2024 – 2024

Refletir sobre os desafios da Ciência, Tecnologia e Inovação (CT&I) no Estado de São Paulo e definir as suas contribuições para a agenda nacional de CT&I para a próxima década, a partir das experiências de São Paulo. Estas serão as bases para a realização da 5ª Conferência Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação – 2024 (CECTI-SP2024), marcada para os dias 7 e 8 do próximo mês de março no auditório da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação*, contando com transmissão online.

Organizado pela Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação e coordenado pelo Vice-Presidente da Academia Brasileira de Ciências para a região São Paulo (ABC), docente e pesquisador do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), Prof. Dr. Glaucius Oliva, este grande evento estadual congregará reflexões e discussões de diversos eixos temáticos e temas estratégicos já definidos, apresentando, ao longo de oito sessões, palestras e debates cujos resultados visam contribuir para preparar o Estado de São Paulo para a 5ª Conferência Nacional de Ciência, Tecnologia e Inovação (CNCTI), marcada para acontecer entre os dias 04 e 6 de junho do corrente ano, em Brasília.

As vastas experiências realizadas na área de CT&I contribuíram para que o Estado de São Paulo se transformasse em um dos principais motores da produção científica e tecnológica no Brasil, sendo responsável por cerca de 30% de toda a pesquisa realizada no país. Embora este seja um cenário exitoso, isso não obsta a que se promovam análises e discussões, bem como o estabelecimento de estratégias para novos desafios e oportunidades, sempre tendo em vistas o fortalecimento da relação entre Ciência e Sociedade, motivos pelos quais este evento se configura de extrema importância.

A Organização deste evento está formatada da seguinte forma:

Secretaria Executiva:
• Glaucius Oliva (ABC)
• Carlos Américo Pacheco (FAPESP)
• Marco Antonio Zago (FAPESP)

Comissão Organizadora:
• Glaucius Oliva (ABC) — Coordenador
• Adriano Defini Andricopulo (ACIESP)
• Ana Maria Fratini (UNICAMP)
• André Clark (FIESP)
• Carlos Américo Pacheco (FAPESP)
• Emilia Villani (ITA)
• Levi Pompermayer Machado (Secretaria de Estado de CT&I)
• Marco Antonio Zago (FAPESP)
• Marcos Guimarães de Andrade Landell (Agronômico)
• Maria Cristina Trigueiro V. Teixeira (Universidade Mackenzie)
• Maria Paula Dallari Bucci (USP)
• Marimélia A. Porcionatto (SBPC)
• Paula H. Ortiz Lima (CIETEC)
• Reginaldo Barboza da Silva (UNESP)
• Renan Alencar (MCTI/SP)
• Renato Corona (FIESP)
• Soraya Smaili (Centro SoU_Ciência, Unifesp)
• Suzan Pantaroto de Vasconcellos (Unifesp)
• Tania de Fátima Salvini (UFSCAR)
• Vanessa Elias de Oliveira (UFABC)

Para obter mais informações, conferir a programação e/ou se inscrever neste evento, clique AQUI.

*Auditório da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação de São Paulo, localizado na Avenida Escola Politécnica, 82 – Jaguaré – São Paulo.

Por Rui Sintra In: “CECTI-SP2024”- Assessoria de Comunicação – IFSC/USP