Programa discute a crise da democracia representativa e o neopopulismo no Brasil

Nesta edição do “Desafios”, Luiz Roberto Serrano conversa com os cientistas políticos José Álvaro Moisés e Francisco Weffort

O livro A Crise da Democracia Representativa e Neopopulismo no Brasil, de autoria de José Álvaro Moisés e Francisco Weffort, é o tema central deste episódio do programa Desafios.

Os autores falam da democracia depois de 32 anos de uma experiência democrática pós-autoritária, “considerada uma das maiores democracias eleitorais do mundo, atrás apenas da Índia, Estados Unidos e da Rússia, com cerca de 150 milhões de eleitores de um total de 212 milhões de habitantes. [….] e após o período de mais de duas décadas de regime autoritário, os ministros militares voltaram aos seus deveres profissionais. […] No entanto… acontecimentos posteriores mostraram que, ainda de forma velada, eles não descartaram completamente a tendência de intervir no andamento de conjunturas políticas importantes no País”.

O programa terá a participação de José Álvaro Moisés, professor de Ciência Política da Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas e coordenador do grupo de trabalho sobre a Qualidade da Democracia do Instituto de Estudos Avançados (IEA), ambos da USP, e Francisco Weffort, cientista político, Professor Emérito da USP e ex-ministro da Cultura no governo Fernando Henrique Cardoso.

O programa Desafios vai ao ar nesta quinta, dia 27, às 11h, no Canal USP, com apresentação de Luiz Roberto Serrano.

Por Cinderela Caldeira – Jornal da USP

VEJA TAMBÉM ...