Programa quer aperfeiçoar habilidades dos futuros professores formados pela USP

Os alunos dos cursos de Licenciatura da USP podem adquirir experiência com atividades voltadas para o ensino de línguas, o ensino escolar ou o ensino em museus

Os estudantes podem se inscrever em uma das três vertentes: educativo em museus, educação escolar e ensino de idiomas – Fotomontagem de Jornal da USP com imagens de Marcos Santos/USP Imagens e Reprodução/Freepik

Até o dia 7 de fevereiro, estudantes dos cursos de Licenciaturas da USP podem se candidatar a uma das bolsas do Programa de Iniciação e Aperfeiçoamento na Docência em Línguas, no Ensino Fundamental e no Ensino Médio e na Educação Museal, desenvolvido pela Pró-Reitoria de Graduação da Universidade.

Pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira – Foto: Cecília Bastos/USP Imagens

O programa oferece oportunidades para incrementar a formação dos futuros professores, com foco em três vertentes: ensino de línguas, educação escolar e trabalho em museus. As bolsas serão no valor de R$ 1.000,00 e serão pagas, mensalmente, de março de 2024 a fevereiro de 2025.

“O programa foi concebido em 2023 com o objetivo de proporcionar aos estudantes dos cursos de licenciatura oportunidades de aprofundamento nos saberes da docência em complemento à formação acadêmica. A avaliação positiva documentada nos relatórios encaminhados ao final do ano e o sucesso do seminário em que os estudantes compartilharam os resultados dos projetos dos quais participaram, estimularam a Pró-Reitoria a reeditar o programa em 2024, com os ajustes propostos pelas coordenações de cada vertente”, explica o pró-reitor adjunto de Graduação, Marcos Garcia Neira, que também é docente da Faculdade de Educação.

Como se inscrever

Para se candidatar, o aluno deve estar regularmente matriculado em algum dos cursos de Licenciatura indicados na vertente de sua preferência, ter cursado ao menos dois semestres com aprovação e ter disponibilidade de 20 horas semanais para dedicar às atividades presenciais previstas.

As inscrições deverão ser realizadas pelo Sistema Juno, no Portal de Serviços USP, até o dia 7 de fevereiro. Os interessados devem enviar um mini currículo e uma carta de motivação, justificando o interesse em participar da vertente selecionada. Se o candidato escolher a vertente “Educação Museal”, a carta deve indicar o museu de preferência.

A seleção dos candidatos será feita com base na análise do currículo e da carta de motivação, seguida de uma entrevista com um supervisor. O edital na íntegra está disponível na página da Pró-Reitoria de Graduação.

“As atividades discentes se concentram no planejamento, desenvolvimento e avaliação de intervenções didáticas no ensino de línguas, educação escolar e educação museal, conforme o caso. Os supervisores são docentes e educadores que atuam no Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH [Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas], na Escola de Aplicação e no Centro de Estudos e Pesquisas em Ensino de Línguas da Faculdade de Educação, e nos museus estatutários da USP. A qualidade das atividades pedagógicas que acontecem nesses espaços, a experiência dos seus profissionais e o contato direto com o público atendido configuram experiências formativas singulares”, explica Neira.

Vertentes

Na vertente “Educação Linguística”, podem se inscrever alunos da Licenciatura em Letras, de diferentes habilitações. O bolsista poderá atuar no Centro Interdepartamental de Línguas da FFLCH ou no Centro de Estudos e Pesquisas no Ensino de Línguas da Faculdade de Educação.

Já os estudantes dos cursos de Pedagogia, Física, Química, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Matemática, Geociências e Educação Ambiental, Letras, História, Geografia, Filosofia, Ciências Sociais, Enfermagem, Educomunicação, Artes Visuais, Artes Cênicas, Música, Educação Física e Psicologia que optarem pela vertente “Educação Escolar” atuarão na Escola de Aplicação da Faculdade de Educação.

Na vertente “Educação Museal”, as atividades acontecerão em um dos seguintes museus: Museu de Arqueologia e Etnologia, Museu de Arte Contemporânea, Museu do Ipiranga ou Museu de Zoologia. Podem se inscrever para essa vertente os estudantes das Licenciaturas em Artes Visuais, Ciências Biológicas, Ciências da Natureza, Ciências Sociais, Educomunicação, Filosofia, Geografia, Geociências e Educação Ambiental, História, Letras e Pedagogia.

Por Bárbara Bigas – Estagiária sob supervisão de Erika Yamamoto

Jornal da USP