Publicação auxilia estudantes que querem cursar licenciatura na USP

Faculdade de Educação da USP lança manual gratuito com informações sobre cursos de licenciatura em Pedagogia e em outras disciplinas

Foto: Wilson Dias/Agência Brasil

Criado em 1939, o curso de Licenciatura em Pedagogia da USP era vinculado à então Seção Pedagógica e depois ao Departamento de Educação da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. Desde 1970, pertence à Faculdade de Educação (FE) da USP, responsável não só pelo curso de Licenciatura em Pedagogia, como também pela realização das demais licenciaturas da USP, das áreas de Física, Química, Biociências, Psicologia e muitas outras. Para orientar os alunos, foi lançado o Caderno de Apoio às (aos) estudantes da FEUSP – Licenciatura em Pedagogia e demais Licenciaturas. Neste material, eles encontram informações importantes sobre os cursos de Licenciatura em toda a USP, além dos departamentos da FE, os espaços de ensino, pesquisa, cultura e extensão e outras informações acadêmicas que auxiliam a vida estudantil.

Caderno é composto de cinco seções: a primeira traz informações sobre o curso de Licenciatura em Pedagogia e a segunda, sobre as demais licenciaturas, sendo que em ambos os casos há uma caracterização geral dos cursos, de sua estrutura curricular em termos de carga horária, disciplinas, estágios e demais atividades previstas. Na terceira seção são apresentados os três departamentos que compõem a Faculdade de Educação: Departamento de Administração Escolar e Economia da Educação, Departamento de Filosofia da Educação e Ciências da Educação e Departamento de Metodologia do Ensino e Educação Comparada. Na quarta seção, estão os espaços de ensino, pesquisa, cultura e extensão da faculdade e, por fim, a última seção reúne algumas informações acadêmicas, visando a subsidiar a chegada e estada do aluno na FE.

Licenciatura em Pedagogia

Como está descrito no Caderno, a formação do pedagogo oferecida pela FE é pautada na investigação e compreensão dos problemas gerais da educação brasileira, com destaque à compreensão de questões afeitas às instituições escolares e não escolares e de seus profissionais. “Nesse sentido, o curso visa ao desenvolvimento de seus estudantes em termos da iniciação à atividade investigativa e crítica das práticas, da cultura e do saber escolar, necessária à formação de um profissional preparado para enfrentar os desafios de uma sociedade com demandas educacionais complexas e cambiantes.”

O Curso de Licenciatura em Pedagogia forma profissionais de educação aptos a trabalharem na produção e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares, na promoção da aprendizagem de sujeitos em diferentes etapas e modalidades da educação básica e em outros campos de atuação pedagógica.

Campos de atuação

Entre os vários campos de atuação do pedagogo, estão o de professor de educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental no ensino regular e em outras modalidades de ensino que contemplem essas etapas da educação básica; professor de disciplinas pedagógicas do ensino médio; professor em outras formas de atendimento educacional adotadas em instituições escolares e não escolares, públicas e particulares; diretor e/ou assistente de direção ou vice-diretor nas diferentes unidades de educação básica, incluindo educação infantil, ensino fundamental e ensino médio; e até como autor ou criador de materiais didático-pedagógicos, envolvendo pesquisa e difusão do conhecimento científico-tecnológico do campo educacional, em contextos escolares e não escolares.

Considerando esses vários campos, o curso foi organizado em Percursos Formativos, que não constituem habilitações e sim, ênfases através de disciplinas optativas eletivas, que permitem ao estudante opções para aprofundamento nos campos de maior interesse. Os percursos são complementares às disciplinas obrigatórias das áreas de fundamentos, de política e gestão ou de ensino. São eles: Educação e Cultura, Política e Gestão da Educação e Escolarização e Docência.

Demais licenciaturas

O Programa de Formação de Professores (PFP) apresenta as linhas gerais para a formação de professores na Universidade, oferecendo projetos específicos e complementares propostos pelas Comissões Coordenadoras dos Cursos (CoC) de licenciaturas – da FE-USP, em consonância com a Comissão de Graduação, responsável pela coordenação do desenvolvimento do PFP na unidade. São dez no total: Instituto de Física, Instituto de Química, Instituto de Biociências, Instituto de Matemática e Estatística, Instituto de Geociências, Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas, Escola de Enfermagem, Escola de Educação Física e Esporte, Escola de Comunicações e Artes, e Instituto de Psicologia.

As Comissões de Licenciaturas também buscam garantir as reflexões necessárias para consolidar uma proposta pedagógica coerente com as premissas do programa, o que se expressa nos planos das disciplinas e atividades desenvolvidas nos cursos de licenciatura sob sua responsabilidade específica. Também cabe à FE a oferta obrigatória de um conjunto de disciplinas a serem cursadas pelos estudantes de licenciatura, visando a consolidar o embasamento teórico e prático necessário para a análise do fenômeno educacional. Assim, a FE oferece aos futuros professores da educação básica um conjunto de disciplinas optativas, disponibilizado a cada semestre neste link.

Para conhecer mais sobre a Faculdade de Educação da USP, acesse esse vídeo no canal do Youtube.

Para baixar gratuitamente o Caderno de Apoio às (aos) estudantes da FEUSP – Licenciatura em Pedagogia e demais Licenciaturas clique aqui.

Por Jornal da USP