Química às 16h: Eletroquímica resolvida no espaço – investigando reações interfaciais na escala micro e nano

Reações químicas interfaciais (heterogêneas) são de grande importância para uma série de processos químicos e biológicos, desde baterias, passando por dispositivos para sensoriamento, até processos celulares como respiração.

As técnicas eletroquímicas são quase que uma ferramenta natural para a investigação destes fenômenos já que muitas vezes a reação interfacial pode ser realizada na superfície de um eletrodo. Essas técnicas, porém, são incapazes de resolver diferentes taxas de reação ocorrendo ao longo da interface, reportando apenas as propriedades médias dela.

Reações interfaciais são muitas vezes limitadas por suas propriedades, sendo estas heterogeneamente segregadas ao longo da interface na escala micro e nanométrica.

Nessa edição do “Química às 16h”, o professor Dr. Gabriel Negrão Meloni, do Instituto de Química (IQ) da USP mostrará como as técnicas eletroquímicas resolvidas no espaço, genericamente conhecidas como microscopias eletroquímicas, podem elucidar a heterogeneidade das reações interfaciais em materiais biológicos e abióticos, e como isso pode ajudar na descoberta de novos materiais e no melhor entendimento de fenômenos biológicos.

O evento integra a programação do Ciclo de Palestras e Seminários “Química às 16h”, que discute temas atuais envolvendo ciência, universidade, academia e gestão do conhecimento, com cientistas de diferentes áreas, sob coordenação dos professores Drs. Laís Canniatti Brazaca e Marcelo Henrique Gehlen.

Inscrições: no site do IQSC.

NOTA:  Evento adiado a pedido do palestrante. Motivo: o palestrante está com dengue.