Report Sanca Hub: Mapeamento de empreendedorismo, tecnologia e inovação de São Carlos

Acompanhe a entrevista da professora Solange Oliveira Rezende, do Instituto de Ciências Matemáticas e de Computação (ICMC), e Pamela Cristina Cedro, integrante do Sanca Hub, sobre o Report Sanca Hub, que fez parte da terceira edição do videocast Informe USP São Carlos.

O município de São Carlos, no interior do Estado de São Paulo, é conhecido como a capital da tecnologia, mas quantas empresas de tecnologia, espaços de inovação, coworking, instituições do terceiro setor e organizações universitárias existem na cidade? Para responder questões como essas, um grupo de universitários criou o Report Sanca Hub, mapeamento que traz um retrato do ecossistema de empreendedorismo de São Carlos.

O Report Sanca Hub 2023 é resultado do trabalho da Liga de Empreendedorismo de São Carlos (LESC), um grupo de extensão vinculado ao ICMC que agrega estudantes da USP e da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). A Liga atua desde 2017 com o objetivo de aproximar as universidades do ecossistema de empreendedorismo, inovação e tecnologia da cidade.

Entre os destaques do mapeamento evento estão informações sobre as mais de 190 startups, empresas nascentes na área de tecnologia, sediadas em São Carlos. O levantamento identificou também que existem mais de 200 organizações estudantis no município, que ocupa a terceira colocação no ranking de cidades com o maior número de bolsas da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP).

Segundo os organizadores da iniciativa, ao reunir as informações no Report Sanca Hub, a ideia é facilitar a conexão entre startups, empresas, grupos, iniciativas, pessoas e projetos, gerando novas oportunidades. Além disso, o projeto contribui para que a cidade conquiste seu devido espaço no cenário brasileiro, posicionando-a positivamente aos olhos de investidores, talentos e demais instituições governamentais e não-governamentais.

Acesse o Report Sanca Hub no site www.reportsancahub.com.br.

Inscreva-se no Canal da USP São Carlos no YouTube.

Com informações sobre o Report Sanca Hub da Assessoria de Comunicação do ICMC