Roteiros gratuitos ajudam a conhecer o patrimônio da USP caminhando

O projeto Roteiros do Patrimônio da USP, do Centro de Preservação Cultural, convida a todos para visitar os valores e memórias da Universidade de São Paulo; há encontros presenciais e publicações que servem como guias

Quem passa pelo Largo São Francisco é logo surpreendido pela história da Faculdade de Direito. Criada em 1828, foi incorporada à Universidade de São Paulo em agosto de 1934. O atual edifício ocupa o lugar onde se localizava a antiga sede do Convento de São Francisco construída em taipa de pilão. Um espaço único que foi se transformando em palco de inúmeros atos políticos, culturais e jurídicos que marcaram a história da luta por direitos e democracia, desde o nascimento dos ideais republicanos do século 19, até mobilizações contra o regime militar e por eleições diretas, nos anos da ditadura.

Foto: Divulgação/Edusp

Flavia Brito do Nascimento, diretora do CPC e professora da FAU – Foto: Divulgação/Edusp

É esse passeio pela história cultural, social e política que o projeto Roteiros do Patrimônio da USP, realizado pelo Centro de Preservação Cultural (CPC) – Casa de Dona Yayá, propicia. “Importante destacar que o patrimônio da USP é um espaço vivido, cujos sentidos e apropriações foram passados de geração em geração, construídos ao longo do século 20”, explica Flavia Brito do Nascimento, diretora do CPC e professora da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo (FAU) da USP.  “O campus da cidade de São Paulo recebe anualmente uma enorme quantidade de novos estudantes que são o público-alvo destes roteiros e guias de visitação, seguidos de toda a comunidade da USP e chegando aos interessados externos.”

Roteiros do Patrimônio da USP busca compreender os bens culturais que integram o patrimônio universitário da USP a partir dos seus sentidos atribuídos, materialidades, usos atuais e memórias. “O projeto envolveu pesquisa histórica, levantamento e sistematização de dados, proposta gráfica e elaboração dos percursos em si, que procuraram abarcar a complexidade dos espaços e das vivências universitárias, nos seus sentidos materiais e imateriais.”

O CPC USP está oferecendo três itinerários para visitação e reflexão sobre o patrimônio cultural universitário, e os guias estão à disposição de todos gratuitamente em três roteiros: Centro de São PauloCampus Butantã e Campus São Carlos. Há também audioguias neste link.

“Os percursos de visitação foram elaborados de maneira estratégica visando à caminhabilidade, relação com a cidade e compreensão dos temas do patrimônio universitário abordados nos pontos de parada”, esclarece a professora Flávia. “Os roteiros não pretendem ser meramente informativos, mas dialogados, como uma partilha de história, espaços e conhecimentos.”

20240423_roteiro_complemento_centro-724x1024

Centro da cidade de São Paulo

A Universidade de São Paulo guarda estreita relação com a região central da capital. As instituições de ensino superior que deram origem à USP em 1934, à exceção da Escola Superior de Agricultura em Piracicaba, ficavam nessa região, como a Faculdade de Direito, a Faculdade de Medicina, a Escola Politécnica, a Faculdade de Farmácia e Odontologia, a Escola de Medicina Veterinária, o Instituto de Educação e a Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras. A construção do campus universitário no bairro do Butantã levou à transferência de algumas unidades para lá, permanecendo no Centro o chamado Quadrilátero da Saúde, a Faculdade de Direito, uma unidade da Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e órgãos de extensão e cultura.

20240423_roteiro_complemento_cuaso-724x1024

Campus Butantã

O percurso pela Cidade Universitária Armando Salles de Oliveira explora o cotidiano da USP, com exemplos do patrimônio cultural do campus partindo do Centro de Práticas Esportivas e seguindo para o Conjunto Residencial, Escola Politécnica, Faculdade de Arquitetura e Urbanismo e Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas. Valorizando os usos e as vivências cotidianas, os lugares e edifícios, bem como as memórias, o trajeto propõe uma reflexão sobre os múltiplos significados do patrimônio cultural da Universidade de São Paulo.

20240423_roteiro_complemento_sao_carlos

Campus São Carlos

Partindo do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC), no centro da cidade de São Carlos, e terminando na portaria principal do campus, na Avenida Trabalhador São-Carlense, o roteiro pretende compreender o patrimônio universitário para além do campus, alcançando a própria cidade. Passa pelos principais pontos da vivência universitária no campus São Carlos, percorrendo edificações, áreas livres e lugares de significado para a memória e a história da USP.

Há inscrições abertas para os roteiros monitorados, basta preencher o formulário on-line neste link. Eles são oferecidos regularmente, uma vez ao mês, sempre na última quarta-feira, ou sob agendamento de grupos específicos. Nesta quarta, dia 24 de abril, será a vez do Centro de São Paulo, começando na Faculdade de Direito. E no dia 29 de maio, no Campus Butantã.

Para saber mais acesse a página dos Roteiros do Patrimônio da USP neste link e acompanhe o Centro de Preservação Cultural (CPC) – Casa de Dona Yayá no site ou nas redes sociais Facebook e Instagram.

Por Jornal da USP