Seja a voz dos estudantes: inscreva-se como representante discente

Alunos de graduação e de pós-graduação podem se candidatar para se tornarem representantes dos estudantes em diversos colegiados e comissões do ICMC até dia 24 de fevereiro

“Uma oportunidade de estar presente em espaços que podem fazer alguma mudança efetiva dentro da instituição”. É assim que Murilo do Nascimento Luiz, aluno de pós-graduação do ICMC, define a relevância de se tornar um representante discente na USP.

Ele é o responsável por levar a voz dos estudantes para a Comissão de Pós-Graduação do ICMC, que é uma das várias instâncias da Universidade nas quais são tomadas decisões. Da construção de prédios à alocação dos recursos, da estruturação do currículo ao sistema de ingresso, tudo que contempla a vida universitária em seus mínimos detalhes é decidido por comissões e colegiados que contam com a participação de representantes dos professores, dos funcionários e também dos estudantes.

“A presença de representantes dos alunos em tais conselhos dá voz a eles dentro dos órgãos que são responsáveis pela manutenção de suas vidas acadêmicas”, explica Murilo.
Além de estar presente nos fóruns para o qual foi eleito, as atividades de um representante discente também incluem promover discussões com o corpo estudantil para assumir posicionamento sobre questões que estão sendo debatidas nesses colegiados e comissões. Outra parte fundamental do trabalho é divulgar as decisões tomadas nas instâncias de que participa.

“O maior engano que as pessoas cometem é pensar que ser representante discente consome muito tempo. Não é bem assim, você não precisa se dedicar mais do que quatro horas por mês. Em muitos casos até menos”, revela o estudante Pedro Ramos Cunha, que é representante discente na Comissão de Graduação do ICMC e em mais 10 colegiados.

Se você é aluno de graduação ou de pós-graduação pode exercer esse importante papel. As inscrições para a eleição de representantes discentes nos diversos colegiados e comissões do ICMC estão abertas até às 17 horas do dia 24 de fevereiro. Para participar, basta enviar um requerimento à diretora do ICMC, conforme os modelos disponíveis neste link.

As eleições serão realizadas por meio eletrônico no dia 5 de março. Pedro destaca, aos iniciantes no cargo, que podem sempre contar com quem já foi representante discente. “Procurem a gente, ficaremos felizes em responder suas dúvidas”, conclui.

Texto: Assessoria de Comunicação do ICMC-USP

E-mail: apoioacad@icmc.usp.br