Seminário no IQSC aborda desafios e oportunidades em química medicinal

O Instituto de Química de São Carlos (IQSC) da USP recebe nesta terça-feira, 27 de novembro de 2018,  o professor doutor Giuliano Cesar Clososki, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas de Ribeirão Preto, da USP.  O pesquisador participará da 13ª edição do Workshop da Pós-Graduação do IQSC, proferindo o seminário Funcionalização seletiva de aromáticos: desafios e oportunidades em química medicinal às 9 horas, no anfiteatro térreo do edifício Q1 do IQSC.

O seminário discutirá a importância do desenvolvimento de metodologias de funcionalização seletiva de substratos aromáticos e heterocícliclos de grande interesse científico e tecnológico, principalmente para a Química Medicinal, conforme informou o palestrante convidado.  “Serão apresentados resultados recentes de nossas pesquisas sobre a metalação químiosseletiva e regiosseletiva de substratos aromáticos e heterocíclicos, dentre os quais aril-nitrilas, quinolinas, indolizinas e quinoxalinas”, acrescentou.  Com o objetivo de demonstrar a importância sintética das metodologias desenvolvidas, “aplicações na preparação ou modificação estrutural de substâncias de interesse medicinal serão também apresentadas”.

Giuliano Clososki tem experiência na área de Química, com ênfase em Síntese Orgânica, atuando principalmente no desenvolvimento de novos métodos sintéticos visando à preparação de substâncias bioativas, desenvolvimento e aplicação de novos reagentes organometálicos, síntese de fármacos e farmoquímicos.

O Workshop é organizado pela Comissão de Pós-Graduação do IQSC, presidida pelo professor doutor Roberto Gomes de Souza Berlinck. A programação completa, que envolve outras palestras e apresentações orais de alunos, podem ser acessadas  clicando aqui.

Inscrições: www.iqsc.usp.br/eventos
Endereço: Av. Trabalhador São-carlense, 400 – Área 1

Por Sandra Zambon (Comunicação IQSC)