Tratamento de câncer de pele não melanoma

Instituto de Física de São Carlos (USP) realiza seminário explicando o novo procedimento

A Profa. Dra. Cristina Kurachi, uma das principais pesquisadoras do Grupo de Óptica do Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP), será a convidada especial em mais uma edição do programa Ciência às 19 Horas que ocorrerá no próximo dia 22 de agosto, às 19 horas, no Auditório “Prof. Sérgio Mascarenhas”.

Este evento, gratuito e aberto a todos os interessados, está integrado na “SIFSC-13” – 13ª Semana Integrada da Graduação e Pós-Graduação do Instituto de Física de São Carlos – USP”.

A pesquisadora convidada irá falar sobre a trajetória do desenvolvimento da tecnologia da terapia fotodinâmica para o câncer de pele não melanoma e os caminhos percorridos dos laboratórios de pesquisa à recomendação para incorporação no SUS.

De fato, o Grupo de Óptica do IFSC/USP iniciou as pesquisas em terapia fotodinâmica em 1999 e, desde então, os pesquisadores do grupo vêm adquirindo conhecimento e desenvolvendo equipamentos e protocolos para diversas aplicações da terapia fotodinâmica no tratamento do câncer e lesões infectadas.

Nesta apresentação, Cristina Kurachi apresentará a trajetória do desenvolvimento, desde os experimentos de bancada e nos modelos animais, os ensaios clínicos para aperfeiçoamento e validação do método, até a recente recomendação da CONITEC para a incorporação no SUS da terapia fotodinâmica como método de tratamento do carcinoma basocelular.

Em sua apresentação, a pesquisadora discutirá a importância da pesquisa básica e clínica, do desenvolvimento dos equipamentos e da parceria com os colaboradores clínicos e empresas, resultando nesse exemplo de sucesso um desenvolvimento científico que ultrapassou os muros da Universidade para chegar à sociedade brasileira.

Por Rui Sintra – Assessoria de Comunicação – IFSC/USP

VEJA TAMBÉM ...