Artigo – Um jubileu de diamante a celebrar: a USP no interior do Estado de São Paulo

Por Tito José Bonagamba, professor titular do Instituto de Física de São Carlos da USP

Tito José Bonagamba – Foto: Reprodução

No dia 25 de julho de 1947, o deputado estadual de São Carlos Miguel Petrilli submeteu à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) o Projeto de Lei número 10, propondo a criação da Universidade de São Carlos.

Embora tenha gerado intensos debates na Alesp a partir de 25/07/1947, sido avaliado com uma manifestação de desaprovação por unanimidade do Conselho Universitário da USP em 12/05/1948 e recebido o veto do governador do Estado de São Paulo em 10/09/1948, a proposta apresentada pelo deputado estadual Miguel Petrilli (Projeto de Lei número 10) evoluiu e alcançou êxito em 24/09/1948, com a publicação da Lei número 161 (7,8,9), criando, entre outros estabelecimentos de ensino superior, a Escola de Engenharia de São Carlos e a Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto.

Essa data deve ser sempre lembrada e reconhecida pela USP, com o cuidado de prestigiar todos os nomes que contribuíram para esse importante momento da nossa Universidade, que transformou o interior do Estado de São Paulo e aperfeiçoou a USP como um todo.

Embora estejamos celebrando o jubileu de diamante desta preciosa data que agigantou a USP com sua expressiva presença no interior do Estado de São Paulo, ainda é comum e frequente membros da nossa Universidade se referirem erroneamente à USP como sendo localizada “apenas” na Grande Metrópole, um erro de expressão estrutural que ainda temos que corrigir corriqueiramente após 75 anos dessa data.

Por Jornal da USP