USP dá boas-vindas aos seus novos alunos

Com o tema Você faz parte de tudo isso, Semana de Recepção quer promover a interação entre calouros e veteranos da Universidade

Circular num campus universitário e se integrar a outros estudantes vindos de diferentes locais e com formação cultural variada são desafios para os novos alunos que iniciam o ano letivo a partir deste dia 17 de fevereiro nos oito campi da USP espalhados pelo Estado de São Paulo. Eles foram aprovados pelo vestibular da Fuvest, pelo Sisu ou por meio de olimpíadas de conhecimento e agora chegam à Universidade com uma série de dúvidas e inseguranças.

Pensando nisso, as várias unidades de ensino da USP prepararam a Semana de Recepção aos Calouros com atividades de integração e ações culturais e recreativas. São palestras, bate-papos com veteranos e professores, visitas para conhecer instalações das unidades de ensino, gincanas, apresentações musicais, campanhas e ações sociais que promovem o acolhimento dos estudantes. Para participar, basta ficar atento à programação da unidade da qual o aluno faz parte (cada faculdade possui uma agenda de atividades).

Grupo que desenvolveu a Campanha de Recepção 2020 (da esquerda para a direita): Marcelo Marcelino, João Vitor Oliveira, Melina Parada, Melissa Tsuzuki, Guilherme Chaves e Daniel Sanchez – Foto: Arquivo pessoal

Os calouros também serão recebidos com a campanha Você faz parte de tudo isso, que estará em cartazes, totens e faixas espalhadas pelos campi.  “A Campanha de Recepção aos Calouros deste ano tem características especiais. É a primeira vez que a USP faz a matrícula presencial unificada e não, como acontecia anteriormente, nas diversas unidades de ensino da Universidade. A campanha tem como objetivo legitimar ao estudante que ele faz parte de tudo isso, ou seja, da USP!”, disse o pró-reitor de Graduação da USP, Edmund Chada Baracat.

Produzida por alunos do curso de Publicidade e Propaganda da Escola de Comunicações e Artes (ECA), a campanha deste ano estará também nas redes sociais da Pró-Reitoria de Graduação, com avisos e dicas para facilitar o início da vida acadêmica do estudante. “Nosso propósito foi dar boas-vindas aos novos ingressantes de forma jovem e humanizada. Sabemos que houve mudanças no ingresso e ficamos muito felizes em integrar o novo cenário mais justo e acolhedor que a USP vem construindo”, explica o aluno Guilherme Chaves, do grupo que criou a campanha. O mote central foi pensado a partir de um poema de Gregório de Matos que figurou na lista de obras literárias de leitura obrigatória para a Fuvest 2020, cujos versos iniciais são “O todo sem a parte não é todo; A parte sem o todo não é parte”.

Cartaz e peças para redes sociais da Campanha de Recepção 2020 – Imagem: Divulgação/PRG USP

Integração também na matrícula

O calouro que ingressar neste ano não pode deixar de confirmar sua matrícula presencialmente nos dias 18 e 19 de fevereiro. A matrícula ocorrerá de forma unificada nos campi de São Paulo, Ribeirão Preto e São Carlos, o que significa que haverá um único local para a matrícula de todos os cursos, em cada um desses campi. Em São Paulo, por exemplo, haverá uma tenda com 1.600 metros quadrados, localizada na Av. Prof. Lúcio Martins Rodrigues, para receber os novos alunos com estandes de informações e encaminhá-los para entrega de documentos.

A campanha também dá destaque ao Disque-Trote, canal para o calouro denunciar agressões ou constrangimentos que ocorrerem no ambiente universitário. O trote, proibido na USP desde 1999, pode ser comunicado pelo telefone 0800-012-1090 até o dia 6 de março, de segunda a sexta-feira, das 9 às 21 horas. Também é possível fazer a denúncia pelo aplicativo Disque-Trote, disponível para as plataformas Apple e Android.

Confira, a seguir, algumas dicas para se integrar à vida universitária nos primeiros dias e conheça as campanhas de recepção que foram criadas nos anos anteriores.

As campanhas de recepção aos calouros da USP

Criadas pelos alunos do curso de Publicidade da Universidade, elas ajudam todo ano a integrar os novos alunos, a conscientizar veteranos a receber bem os ingressantes e a divulgar o Disque-Trote com criatividade e bom humor.

Campanhas anteriores: clique aqui

Por Thais Helena Santos – Jornal da USP