USP e Consulado-Geral da França lançam edital para financiamento de eventos científicos

Eventos selecionados vão fazer parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica de 2023, de 18 a 22 de setembro

Comitê de avaliação vai levar em conta para a seleção o caráter internacional do evento – Foto: 123RF

A USP, por meio da Agência de Cooperação Acadêmica Nacional e Internacional (Aucani), e o Consulado-Geral da França irão apoiar eventos científicos da Universidade, como conferências, seminários, jornadas científicas e workshops, como parte da Semana Franco-Uspiana de Cooperação Científica de 2023. Os interessados podem se inscrever até o dia 8 de agosto pela plataforma Mundus neste link, selecionando como Unidade de origem a Aucani, e por meio de formulário. Os projetos serão executados de 18 a 22 de setembro, período em que ocorrerá a semana.

Cada projeto selecionado receberá um financiamento máximo de R$ 10.500,00, dividido entre a USP e o Consulado-Geral da França em São Paulo. Para ser elegível, o evento deve ser coordenado por um docente ativo da USP e os recursos devem ser utilizados exclusivamente para cobrir despesas relacionadas à organização do evento, de acordo com as regras estabelecidas no edital disponível neste link.

Os eventos serão avaliados por um comitê franco-brasileiro que levará em conta para a seleção o caráter internacional do evento, que busquem facilitar a apropriação por pesquisadores franceses de desenvolvimentos recentes em pesquisa internacional, facilitar o compartilhamento de resultados recentes de pesquisas francesas com pesquisadores da USP, ajudar a organizar o diálogo entre pesquisadores franceses e da USP.

Outro ponto que será considerado é a importância da França no projeto, que inclua participação de docentes e pesquisadores permanentes de centros de pesquisa ou universidades francesas, além de doutorandos, jovens pesquisadores e pós-doutorandos. Além disso, a igualdade de oportunidades e dimensão inclusiva do evento e a capacidade de obtenção de financiamento adicional, proveniente de outras fontes.

Os coordenadores dos eventos selecionados serão informados das decisões do comitê avaliador a partir de 11 de agosto e relatórios de atividades e prestação de contas deverão ser enviados pelo professor coordenador do evento até 23 de outubro.

Mais informações com a Aucani na área Editais de Pesquisa Conjunta do Sistema Mundus neste link, no e-mail international.networks@usp.br ou com o Consulado-Geral da França em São Paulo no e-mail science.sao-paulo-cslt@diplomatie.gouv.fr.

Por Jornal da USP